Esta semana vamos até uma das pontas de Portugal, em Sesimbra.
O Cabo Espichel alberga o santuário de Nossa Senhora do Cabo, constituído por hospedarias para os círios que, a partir de 1715, começaram a afluir à zona, a Ermida da Memória, um aqueduto e uma Igreja Seiscentista.
Em tempo de férias e, como o tempo não permitia ficar o dia todo deitada na toalha de praia a ouvir o som das ondas e a torrar ao sol, houve a necessidade de arranjar um plano alternativo e foi assim que escolhemos este destino.
O dia estava nublado, mas acho que, com o clima da zona, é sempre bom ter o casaco à mão. Quando chegamos, vemos duas alas compridas, com muitas janelas, agora fechadas, de dois pisos, onde estariam albergados, em tempos, os peregrinos que passavam pela zona. Em frente, o Santuário e, de fronte deste, uma grande praça vazia.
Para vermos a paisagem temos de percorrer toda esta praça. Quando chegamos, finalmente, à parte de trás deste complexo arquitetónico, podemos, agora sim, contemplar o oceano e desfrutar de uma visita de cortar a respiração.
Devido à sua localização, bem perto do mar e em cima de grandiosas formações geológicas, o vento por pouco que não nos levanta no ar. Cada passo necessita de uma acrescida força de vontade, tal é a ventania. Mas, a verdade é que vale mesmo a pena! O sítio é lindo e a vista não tem mesmo comparação. Como ouvi uma vez, ver o oceano parece que põe tudo de novo em perspetiva. E é mesmo verdade.
Caso haja tempo e se queira aproveitar para parar um pouco antes da viagem de regresso, podemos aproveitar para sentar um pouco na esplanada do café aqui instalado e aproveitar para ver as pessoas que vão chegando.
Confesso que este foi um destino recente, para mim que não o conhecia, que acho que vale muito a pena ser visitado. Deixo aqui o desafio a todos e garanto que não se vão desiludir!
Margarida Martins