Como todos já sabemos, a água é um dos recursos mais preciosos do nosso Planeta. Por isso, a sua disponibilidade é uma das principais preocupações sociais e ambientais da atualidade. Foi, por isso, com muito orgulho que aceitei o convite da EPAL para realizar a 2.ª edição do projeto “A irresistível água da torneira à mesa com…”.
É fundamental sensibilizar para a presença da água nas refeições que chegam diariamente à nossa mesa, não esquecendo que 92% da água consumida mundialmente destina-se à produção de bens alimentares. Assim, sempre que desperdiçamos comida, estamos a desperdiçar água e recursos naturais.
O consumo de água da torneira é um gesto que traz consigo uma mensagem de sustentabilidade ambiental e não só.
É, comparativamente com outras opções, mais económica. Por todas estas razões, a água da torneira é a minha escolha de eleição.
Consumir água da torneira é uma prática que faz a diferença!
Todas as 24 receitas que compõem o livro “A irresistível água da torneira à mesa com Isabel Zibaia Rafael” são feitas com recurso à água da torneira e foram pensadas para facilitar a vida na cozinha, promover o consumo sustentável de água e, simultaneamente, reduzir o desperdício alimentar, através da organização e planeamento das refeições, valores com os quais tanto me identifico.
Cozinhar é partilhar e porque a partilha é um dos pilares da sustentabilidade, a EPAL disponibiliza o livro no seu site, de forma que as propostas de pequeno-almoço, sopas, vegetarianas, peixe, carne, águas aromatizadas, sumos, batidos e sobremesas estejam disponíveis para todos à distância de um click.

Espero que este livro vos ajude e inspire a comer de forma mais sustentável e equilibrada, a reduzir o desperdício e a consumir água da torneira.