8 Perguntas e respostas sobre o bebé

Mónica Cró Braz // Outubro 24, 2024
Partilhar
bebé
bebé

1. Um recém-nascido pode tomar banho todos os dias? 

Quando um bebé nasce, ele vem envolvido numa camada protetora chamada vérnix caseoso, sendo apenas limpo o excesso com um pano seco, para posteriormente ser vestido. Tenta-se que pelo menos nas primeiras 24 horas o recém-nascido não tome banho, sendo que em algumas famílias, o banho é adiado até uma semana. Depois disso, exceto se houver alguma indicação diferente do médico, é opção dos pais dar banho diariamente ou em dias alternados.

2. Que vacinas terá de levar?

Quando o bebé nasce é administrada ainda na maternidade a vacina contra o vírus da hepatite B. Na verdade, nenhuma vacina é obrigatória em Portugal, apesar de existir um Programa Nacional de Vacinação (PNV), gratuito e universal, que inclui proteção contra 13 doenças. Estas vacinas devem ser dadas em tempos definidos: 2, 4, 6,12,18 meses e 5 e 10 anos. Com o médico assistente, pode decidir ainda sobre vacinas extra, disponíveis no mercado privado, de acordo com os fatores de risco da criança e com a gravidade das doenças.

3. Precisa de almofada para dormir?

Não. Na verdade, não só não precisa como não deve usá-la antes dos 2 anos de vida. Os bebés no primeiro ano de vida, mas sobretudo nos primeiros seis meses, têm um risco acrescido de morte súbita durante o sono. Por esse motivo pede-se que os bebés durmam de barriga para cima até se virarem e que não exista nada no berço que os possa abafar ou sobreaquecer: cobertores, rolos, peluches, almofadas, etc..

4. E se o bebé se engasgar? 

Ter um recém-nascido em casa pode ser um verdadeiro pânico para pais de primeira viagem. Os pais estão atentos a todos os movimentos, a todos os ruídos que o bebé executa. Todos os bebés têm refluxo pela imaturidade da válvula entre o esófago e o estômago, podendo ser mais ou menos bolçadores. Por vezes, um bebé pode atrapalhar-se com o leite ou com secreções, mas, na grande maioria das vezes, o bebé consegue resolver sozinho. Se vir que o bebé quer chorar, mas não consegue ou fica pálido, azulado, mole ou muito tenso, aí pode ser preciso ajudá-lo com 5 pancadas secas nas costas com a palma da nossa mão, colocando a cabeça do bebé mais baixa do que o resto do corpo apoiado no nosso braço ou na nossa perna.

5. Que chupeta escolher? 

Nas primeiras 2-3 semanas após o nascimento, enquanto o bebé se está a adaptar ao novo meio ambiente e à mama da sua mãe, a chupeta não deve ser introduzida devido à possível confusão da chupeta com o seu mamilo. Depois disso, deve oferecer-se uma chupeta que seja respeitadora da anatomia da boca, do palato e do maxilar do bebé, de ponta achatada. O tamanho da mesma deve ir progredindo com o crescimento da criança, que deve largar a chucha até aos 2 anos.

6. Os soluços são normais?

Os soluços, os espirros, uma respiração mais ruidosa são tudo ruídos normais num bebé pequeno. Os soluços resultam do ar que o bebé engole, pelo que um bebé mais irritável e que mais chora, por dor, por fome, acaba por ter mais soluços. Contudo, os soluços são benignos e temporários e resolvem-se se o bebé for à mama ou beber leite. 

7. Nas birras como reagir?

As chamadas birras resultam da imaturidade cerebral de um bebé, com expoente máximo pelos dois anos. Os bebés desta idade já conhecem diversas formas de comunicação, alguns até se expressam já bem do ponto de vista de linguagem verbal, contudo não sabem ainda reagir à frustração e desorganizam-se. O tempo de “deixa chorar que passa” já lá vai. Se a birra estiver a iniciar-se é possível, por vezes, desviar a atenção para outra situação: “Eu sei que querias um gelado, mas a mãe não tem dinheiro aqui. Vamos pintar as duas este desenho? Preferes amarelo ou cor-de-laranja?”. Contudo, há situações em que rapidamente a birra escala e em que este tipo de estratégia não funciona e, nesse caso, o contacto físico pode ser reparador ou, em alternativa, mostrar que se está ali até o bebé acalmar e procurar conforto.

8. Que cuidados ter em viagem? 

Muito haveria a dizer sobre cuidados em viagem, mas destaco a segurança automóvel, a proteção solar com creme mineral com FPS 50+, reforço da hidratação, a não exposição solar entre as 11 e as 16 horas, a supervisão constante na água (piscinas, praias) e levar consigo o kit de medicamentos adequado.

Ler mais

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais