Cada movimento conta

Portugal Activo // Maio 20, 2022
Partilhar
cada movimento conta
cada movimento conta

Tendo em conta o paradigma atual da saúde mundial, é essencial alertar para a doença responsável pela grande maioria das mortes evitáveis no mundo, a doença que mais recursos financeiros e naturais exige da nossa sociedade e do nosso planeta – o sedentarismo.

O comportamento sedentário ou a ausência de atividade física é hoje a razão não só para o aumento da prevalência de várias doenças, como também para o aumento da utilização dos recursos naturais, nomeadamente energéticos. Tudo isto poderia ser amenizado se utilizássemos a nossa própria energia para movimentar o nosso corpo.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 1 em cada 3 mortes em Portugal devem-se a fatores de risco comportamentais, entre os quais a inatividade física. 

Segundo a mesma fonte, a atividade física é uma excelente aliada na terapêutica de várias doenças crónicas.

De acordo com a OMS, há um conjunto de 6 pontos chave sobre a atividade física que todos devemos conhecer. 

6 Pontos-chave sobre a atividade física:

  1. A atividade física é boa para o coração, corpo e mente, promovendo o bem-estar e ajudando a prevenir e/ou gerir um conjunto importante de doenças crónicas do foro cardiovascular, físico e mental, quando praticada de forma regular;  
  2. Qualquer atividade física é melhor do que nenhuma e quanto mais é melhor;
  3. Toda a atividade física conta, podendo ser incluída nos diferentes contextos de vida, incluindo trabalho, formas de transporte, tarefas domésticas ou tempos recreativos;
  4. As atividades de fortalecimento muscular devem ser incluídas ao longo da semana, contribuindo para a prevenção de quedas;
  5. O comportamento sedentário em excesso é prejudicial à saúde, aumentando o risco de doenças cardiovasculares, oncológicas, psiquiátricas (ansiedade e depressão), metabólicas, oste esqueléticas e pulmonares;
  6. Todas as idades podem beneficiar com o aumento dos seus níveis de atividade física e redução do seu comportamento sedentário.

No entanto, há boas notícias, “Cada Movimento Conta” e, como tal, seguem as linhas orientadoras de Atividade Física Formal da OMS (Adultos 18 a 64 anos).

Linhas orientadoras de Atividade Física Formal da Organização Mundial de Saúde para adultos: 

  • Atividades Cardiorrespiratórias: Pelo menos 2h30 a 5h por semana de intensidade moderada (danças sociais, caminhada, andar de bicicleta) ou pelo menos 1h15 a 2h30 por semana de intensidade vigorosa (corrida, jogos desportivos coletivos, aulas de grupo);
  • Atividades Fortalecimento muscular: Pelo menos 2 vezes por semana, envolvendo os principais grupos musculares (pernas, coxas, peito, costas, abdómen).

Todas estas sugestões e linhas orientadoras deverão ser aplicadas todas as semanas, durante todos os meses e anos das nossas vidas, e não apenas somente antes do verão ou algum evento social importante. 

Limite o comportamento sedentário

Perceber que, em primeiro lugar, devemos limitar o comportamento sedentário, diminuindo o tempo em que estamos sentados, compensando com momentos de atividades físicas de qualquer intensidade. E, em segundo lugar, quantos mais minutos de atividade física, maiores serão os benefícios na sua saúde!

O Homem é um ser de hábitos e rotinas e assim que a atividade física fizer parte da rotina semanal, tudo será mais fácil. 

Os 3 primeiros meses são os mais importantes, onde se desiste ou se adere. Lembre-se que “Cada movimento conta” e, como tal, estabeleça objetivos iniciais ajustados tanto à sua disponibilidade física como de tempo.

Vamos começar?

Alexandre Alcape 

[Licenciado UHLT Educação físico e deporto – especialização em fitness. Pós-graduado em Nutrição no desporto pela Manz/UHLT]

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais