O novo ano letivo está a começar e, com ele, surgem também algumas preocupações dos pais. Por esse motivo, faz sentido pensar antecipadamente em alguns pontos para facilitar esta reentrada nas rotinas.
5 Pontos a considerar na reentrada nas rotinas escolares:
1. Sono
O descanso é uma necessidade básica para todos os seres humanos e para as crianças ainda mais. Claro que nas férias os horários de deitar e acordar são um pouco diferentes dos horários praticados durante o tempo de aulas, mas, precisamente por esse motivo, é importante ir aproximando progressivamente os tempos de descanso do que vai ser a rotina de sono das crianças, para garantir que o sono é salvaguardado quando começar o ano letivo.
2. Alimentação
À semelhança do que se passa com o sono, também os horários de alimentação variam mais nas férias. Do mesmo modo, faz sentido ir aproximando aos poucos esses horários da rotina diária que vai ser realizada pela criança, de forma a não haver grandes discrepâncias quando começarem as aulas.
3. Gerir expectativas
Este ponto é importantíssimo! As expectativas das crianças e das mães e dos pais devem ser sempre adequadas e não colocar demasiada pressão às crianças, muito menos logo no início. Assim, é fundamental que as mães e os pais preparem os seus filhos para o início do ano letivo, mas sem nunca se esquecer que eles são crianças e, como tal, não é justo incutir-lhes responsabilidades desadequadas relativamente à sua idade. Saber gerir expectativas nem sempre é fácil, mas é imprescindível para que o ano letivo corra bem.
4. Garantir tempo para a criança
Este é outro aspeto muito importante! Apesar das obrigações escolares, as crianças precisam de tempo para serem crianças, para brincar, para fazer o que elas gostam ou então, simplesmente, para não fazer nada. E isso tem de ser salvaguardado quando se estipulam as rotinas do dia-a-dia, o que nem sempre acontece…
5. Peso das mochilas
Todos nós sabemos que o peso das mochilas é enorme e completamente desadequado para a maior parte das crianças. Por esse motivo, faz sentido definir o que é imprescindível de transportar na mochila do que é dispensável, para minimizar, dentro do possível, o peso completamente excessivo que a maior parte das mochilas tem.
Antecipar para preparar: Um dos segredos para um bom início de ano
Estes são apenas alguns conselhos, mas o principal é mesmo ir antecipando o que pode acontecer para que, com o tempo adequado, se consiga preparar previamente este início do ano letivo que vai agora começar.