Brincar na Natureza

Hugo Rodrigues // Julho 8, 2019
Partilhar

Com a chegada do tempo quente, é normal (e aconselhável) as crianças passarem mais tempo ao ar livre. Por esse motivo, aqui ficam alguns conselhos que me parecem importantes ter em atenção, para poder usufruir melhor desta altura do ano e permitir às crianças passarem momentos agradáveis e saudáveis:

. Resista aos ecrãs

Este é um aspecto-chave. As crianças devem brincar no exterior, mas sem telemóveis, tablets, consolas portáteis ou outros gadgets, que limitem as suas actividades. Os momentos ao ar livre devem ser desprovidos de tecnologia, para demonstrar que é possível encontrar diversão apenas pelo contacto com o meio exterior e pela convivência com outras pessoas. Este conselho é válido para elas, mas também para os adultos, como é lógico.

. Deixe explorar

O desenvolvimento adquire-se pela superação de desafios. Explorar situações novas é fundamental para encontrar estratégias que permitam ultrapassar obstáculos e “vencer” situações difíceis. Por vezes não se consegue à primeira, mas esse é também um momento de aprendizagem, pois permite desenvolver soluções diferentes e pensar em outras alternativas. Por vezes não é fácil gerir esta exploração pelo medo de deixar as crianças correr riscos. É verdade que os riscos grandes devem ser evitados, mas é preciso deixar correr alguns (desde que devidamente controlados, como é lógico). Brincadeiras como trepar árvores, brincar com pauzinhos e pedras (por exemplo) são algo extremamente importante e que apela à destreza motora e criatividade das crianças, pelo que devem sempre ser encorajadas.

. Deixe sujar-se

A maior parte das mães e pais não gostam muito que os filhos se sujem. Eu até percebo que acaba por ser um trabalho acrescido, mas o sujar é, por regra, sinónimo de diversão e exploração. O contacto com diferentes texturas, cores e cheiros é fundamental para que as crianças aprendam a relacionar-se com o ambiente que as rodeia e, mais importante ainda, aprendam a valorizar essa interacção. Por esse motivo, acho que deve criar momentos em que deve deixar o seu filho brincar na areia, na terra ou na relva, mesmo que se suje mais do que habitualmente. Por muito estranho que lhe possa parecer, é bom que as crianças se sujem!

. Promova o contacto com outras crianças

Uma das vantagens de estar no exterior é a probabilidade de contactar com outras pessoas. Assim, deve tentar estimular esse contacto, particularmente com outras crianças, para que o seu filho desenvolva a sua capacidade de socializar e interagir com os outros. E, nessas situações, resista à tentação de estar sempre a interferir, deixando o seu filho solucionar os problemas que lhe forem surgindo. Salvo situações de excepção, os problemas entre crianças podem e devem ser resolvidos entre elas, apenas com uma supervisão dos adultos.

. Mantenha a segurança

Como é lógico, este é também um aspecto muito importante. É verdade que as crianças precisam de explorar e, até, correr alguns riscos controlados. No entanto, os riscos grandes devem ser evitados, a fim de impedir acidentes que podem ser graves. Por esse motivo, tente antecipar todas as situações que podem acontecer, para tentar perceber quais são as “aceitáveis” e quais as completamente “evitáveis”.

Em jeito de conclusão, gostaria apenas de reforçar que, sempre que possível, as crianças devem estar no exterior, ao ar livre, em brincadeiras que lhes permitam manter o seu nível normal de actividade, conhecendo-se a si, aos outros e aos espaços que as rodeiam.

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais