O Douro numa quinta

Fátima Lopes // Maio 7, 2021
Partilhar

Perante as adversidades que temos passado no último ano, cabe-nos a todos continuar a apoiar as gentes da nossa terra. O sector do Turismo foi um dos mais afetados pela chegada da pandemia COVID-19. Por isso temos, cada um de nós, de fazer o que estiver ao nosso alcance, para ajudar na recuperação. Felizmente há muitas pessoas que podem viajar e escolher locais mágicos em Portugal para descansar e tirar uns merecidos dias de férias. Desafio-vos a sonhar, dando-vos a conhecer alguns sítios que, mais do que nunca, merecem ser visitados, como é o caso do Ventozelo Hotel & Quinta.

Mais do que um hotel, o Douro numa quinta. 

Ventozelo é muito mais do que um hotel, é, sobretudo, uma quinta habituada a receber com hospitalidade todos os que ali chegavam – em trabalho ou de passagem – e que agora é um local que nos convida a ficar mais tempo. Os objetivos são bem claros: descansar, usufruir da beleza soberba da paisagem e descobrir os diversos espaços recuperados que mantêm as características mais tradicionais das quinta durienses.

Ventozelo
Ventozelo

A Quinta de Ventozelo é uma das maiores e mais antigas quintas do Douro.

Com uma área de 400 hectares, 200 dos quais de vinha, a Quinta de Ventozelo fica situada em pleno coração do Alto Douro Vinhateiro, no concelho de  São João da Pesqueira, entre o Pinhão e Ervedosa do Douro.

Este é um espaço cuja história começou a ser escrita há mais de 500 anos. Agora é altura de iniciar um novo capítulo. Como? Apostando não só na produção agrícola e vinícola, mas também no enoturismo e na hotelaria.

Com 29 quartos, restaurante, provas de vinhos, centro interpretativo, percursos pedestres, atividades de turismo de natureza e cinegéticas, Ventozelo Hotel & Quinta oferece um conjunto de experiências fortemente ligadas à ruralidade, nomeadamente à  vinha e ao vinho, à gastronomia, à paisagem, à história e aos  saberes do Douro.

Ventozelo é daqueles sítios especiais, mágicos, difíceis de descrever. Daqueles sítios em que o tempo pára. Em que se ouve o silêncio e se vêem as estrelas.” 

Jorge Dias, Diretor-geral do Grupo Gran Cruz

Ventozelo Hotel & Quinta em 3 perguntas :

Jorge Dias, Diretor-geral do Grupo Gran Cruz, apresenta este espaço de uma forma simples, deixando qualquer pessoa com vontade de usufruir de uns dias de descanso neste local encantador.

1. Apresente-nos a Ventozelo Hotel & Quinta.  

Ventozelo Hotel & Quinta é um hotel rural e projeto de enoturismo, que tem como objetivo receber os hóspedes como antigamente. Trata-se de uma verdadeira quinta agrícola, que respeita a autenticidade e as tradições durienses e que serve de ponto de partida para a descoberta da região e de todas as suas potencialidades.

2. Quantos quartos oferece e qual a sua tipologia? 

Ao todo, Ventozelo Hotel & Quinta oferece 29 quartos, distribuídos por sete edifícios diferentes, cuidadosamente reabilitados e perfeitamente enquadrados nos socalcos da Quinta:

  • Casa do Feitor: 5 quartos duplos e 1 suite para pessoas com mobilidade reduzida, terraço comum voltado para o laranjal e sala de estar com varanda com vistas de rio; 
  • Casa do Laranjal: 5 quartos duplos com pátio individual e vista para o laranjal;
  • Casa Romântica: 1 suite com quarto duplo, sala e varanda, vista para a vinha, laranjal e olival;
  • Balões: dois Balões, cada um com uma suite com quarto duplo, sala de estar e alpendre aberto sobre a paisagem;
  • Cardanhos: 7 quartos duplos superiores com logradouro exterior, sala de utilização comum;
  • Casa Grande: 6 quartos duplos superiores com acesso a biblioteca, sala de jantar, cozinha e piscina, sendo possível a reserva total da Casa;
  • Casa do Rio: 2 quartos duplos, com sala, terraço e logradouro sobre o cais/rio, sendo possível a reserva total da Casa.
Ventozelo

3. Que outros serviços posso encontrar? 

Além do restaurante Cantina de Ventozelo (aberto ao público), Ventozelo Hotel & Quinta oferece um Centro de Interpretação/Núcleo Museológico; provas de vinhos; sete percursos pedestres e atividades de turismo de natureza; uma horta com produção biológica de legumes, frutas e aromáticas; a Mercearia de Ventozelo – uma loja com venda de vinhos do Douro e do Porto do portfólio Gran Cruz e produtos locais (como azeite, biscoitos, compotas, marmelada ou mel); e ainda a mais bela piscina do Douro. Por último, os hóspedes têm à disposição várias atividades sazonais, enquadradas no quotidiano da Quinta, desde as vindimas à apanha da azeitona, passando por caçadas fotográficas ou passeios de barco pelo rio.

Seria egoísta da nossa parte guardar tudo isto para nós. Por pouco tempo que fosse. Por isso queremos dar a conhecer Ventozelo, cuja história e valores naturais e patrimoniais, contêm e permitem ensinar todo o ‘Douro numa quinta’. É isso que temos para oferecer a quem nos quiser visitar.” 

Jorge Dias, Diretor-geral do Grupo Gran Cruz
Ventozelo

Nota: Fotografia destaque por Verónica Silva / Fotografias Ventozelo Hotel & Quinta por Luis Ferraz

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais