Tu és Brilhante

Mikaela Övén // Dezembro 13, 2023
Partilhar
tu és brilhante
tu és brilhante

É normal e saudável querer ajudar crianças e jovens a desenvolverem competências, ultrapassarem desafios e resolverem problemas. A questão, claro, é como é que se faz isso de uma forma que seja adequada e sustentável. Muitas vezes, ao querermos ajudar, acabamos por não o conseguir fazer, o que pode ser frustrante e confuso.

A Parentalidade Consciente propõe uma série de princípios e valores que ajudam a encaminhar os nossos esforços e podem permitir, através de conversas orientadas, ajudar os mais novos a desenvolverem uma autoestima saudável, aumentarem a sua autoconfiança e descobrirem competências essenciais para a vida. Recorrendo a esses princípios e estratégias, escrevemos o “Tu és Brilhante” e o feedback não podia ser melhor! São 12 histórias de crianças que lidam com os desafios próprios da sua idade e que, com a ajuda de pais, professores, irmãos mais velhos e outros familiares, descobrem novas e poderosas formas de se aceitarem, desafiarem e descobrirem novas soluções.

O potencial educativo e transformador das histórias e metáforas

Como instrutores de desenvolvimento pessoal há mais de uma década, utilizamos regularmente histórias e metáforas no nosso trabalho, conhecendo bem o seu potencial educativo e transformador. Ou não fossem as histórias um método milenar de passagem de valores e fomento de aprendizagens que nos encanta e capta a atenção. Quando essas histórias são desenhadas para incluir princípios, estimular reflexões e ensinar através do exemplo, ficamos em mãos com um instrumento muito útil e que pode fazer a diferença na forma como os mais pequenos aprendem e crescem.

Uma comunicação consciente e novas formas de interagir

Desde que foi publicado, o livro “Tu és Brilhante” tem merecido um feedback muito positivo e temos recebido muitos relatos de crianças e jovens que adoram as histórias e, mais importante ainda, conseguem transferir para a sua vida algumas das aprendizagens mais relevantes. Ao mesmo tempo, os adultos que contam as histórias aos filhos ou alunos estão também a aprender de forma intuitiva novas formas de conversarem e apoiarem os mais pequenos. Formas baseadas na comunicação consciente e em que se substituem velhas fórmulas desatualizadas por modernas formas de interação que estimulam vínculos seguros e relações saudáveis. Afinal de contas aquilo que realmente queremos como adultos que dão suporte ao desenvolvimento de crianças, não é?

Tu és Brilhante

Cada uma das histórias, para além da narrativa em si, contém também sugestões de perguntas de reflexão para discutir com as crianças no final da história – ou no dia seguinte. Curiosamente, muitas crianças tomam esta como a sua parte favorita e surpreendem com as suas respostas e a forma como entendem e integram os acontecimentos por que passam os personagens. Também os pais, professores e educadores têm à sua disposição comentários adicionais, no final do livro, para que possam ter ainda mais claros os princípios e estratégias usadas em cada uma das 12 histórias.

“Tu és Brilhante” procura revelar o brilhantismo de cada um de nós, exatamente como somos, para que nos possamos sentir bem e com capacidade para lidar com a vida tal como esta se nos vai apresentando. Ou não fossemos, a começar pelas crianças, cheios de recursos e competências que nos permitem explorar a vida e sermos felizes!

NOTA: Texto escrito em parceria com Pedro Vieira

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais