Seminário “Inspira-te: Inteligência Emocional em Contexto Educativo”

Fátima Lopes // Fevereiro 5, 2025
Partilhar
Inteligência Emocional
Inteligência Emocional

O município de Albufeira assinalou o Dia Internacional da Educação com um seminário sobre Inteligência Emocional, e eu tive a honra de ser a apresentadora desse evento, bem como de moderar duas mesas-redondas. Foi um dia inteiro de aprendizagem e reflexão para todos os presentes: professores, educadores, auxiliares, técnicos e pais.

Nos vários painéis que compuseram o programa, foram abordadas questões relacionadas com a importância da Inteligência Emocional na Educação e a gestão emocional no processo de ensino-aprendizagem. Os vários especialistas responsáveis por cada uma das apresentações convidaram-nos a refletir e partilharam boas práticas que podem ajudar a jornada dos profissionais e dos pais.

A importância da Inteligência Emocional na Educação foi abordada num programa composto pelos seguintes temas:

  • “Inteligência Emocional – Abordagem científica”, pela professora Teresa Andrade, doutorada em Psicologia e investigadora na área da Saúde, da Pedagogia e da Neuropsicologia;
  • “Inteligência Emocional, a Educação e prevenção da Violência”, pelo professor David Sousa, presidente da Associação Portuguesa de Inteligência Emocional;
  • “As emoções em meio escolar”, pela professora Manuela Queirós, coordenadora nacional do Projeto CIEE – Clube de Inteligência Emocional na Escola;
  • “Educar com Mindfulness”, com Mikaela Övén, fundadora da Academia de Parentalidade Consciente;
  • “O encontro entre a família e a escola” – Mesa de reflexão, com Daniela Marto (professora e formadora), Sabino Soares (professor e responsável pelo programa BKind – Mindfulness), Cláudia Guedelha (vereadora da Câmara Municipal de Albufeira, psicóloga clínica e responsável por vários pelouros, entre eles, Educação);
  • “As emoções e os processos de ensino e aprendizagem”, com Dulce Gonçalves, professora doutorada em Psicologia da Educação e presidente da Associação Mentes Sorridentes;
  • “Relação corpo e mente”, com Sérgio Brandão, professor de Educação Especial e investigador na Universidade do Minho na área da Saúde Mental;
  • “Modelos de intervenção nas escolas – Boas práticas”, com os programas “Mimo – Meu” (representado por Mara Guerreiro, psicóloga clínica), “Dropi” (representado por Sandra Diogo, psicóloga) e o Projeto SER (representado por Eugénia Cabral, educadora de infância, Marta Cunha, professora do 1.º ciclo, e Anabela Mesquita, professora do ensino secundário).

Pelo meio, tivemos ainda a oportunidade de pôr em prática alguns exercícios de respiração, que nos ajudaram a viver o dia de forma ainda mais alinhada com o conteúdo.

O Projeto SER

Na origem deste seminário está o Projeto SER, criado em 2017 pela Câmara Municipal de Albufeira, que tem este objetivo tão valioso de levar às escolas ferramentas e práticas de Inteligência Emocional. O que se pretende é apoiar a gestão da ansiedade e das emoções, o autocontrolo, a socialização e fomentar a autoestima, contribuindo para um ambiente de maior bem-estar e saúde em contexto educativo. Os resultados têm sido fantásticos e, por isso, em 2024, Albufeira recebeu o Prémio Excelência Autárquica. Convido todos a pesquisar sobre o Projeto SER.

No final do seminário, todos ganhámos uma consciência acrescida sobre a relevância da Inteligência Emocional na construção de ambientes escolares mais saudáveis e produtivos. 

Quem me dera ver este projeto replicado em todo o país. 

Nota: Fotografias por CMA©PedroDias

Ler mais

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais