Viver ao ritmo da natureza tem uma importância fundamental para o nosso bem-estar físico, mental e emocional.
Nos últimos tempos, a vida tornou-se mais acelerada e tecnológica, fazendo com que a grande maioria de nós se tenha desconectado dos ciclos naturais, alimentando, sem querer, uma sensação de insatisfação que conduz ao cansaço, picos de ansiedade e até depressão.
A integração dos ciclos naturais
Viver ao ritmo da natureza não significa necessariamente abandonar a vida moderna, mas, sim, encontrar formas de integrar os ciclos naturais do Sol e da Lua com os ritmos biológicos do corpo humano.
Quando nos ajustamos a estes ritmos, passamos a compreender melhor o fluxo da vida, a respeitar o tempo das colheitas, a mudança das estações e a importância do descanso para equilibrar os nossos próprios ciclos de energia e produtividade.
A influência do Sol e da Lua
Vejamos o Sol, por exemplo. Quando estão dias de Sol, a nossa vitalidade e energia aumentam, ficamos mais positivos e com vontade de viver. É o Sol que influencia o nosso dia a dia, o trabalho e as atividades que realizamos desde o amanhecer até ao final do dia. O Sol é essencial para o nosso bem-estar físico e mental.
A Lua também tem um impacto significativo no nosso corpo e nas nossas emoções. É a Lua que molda o impacto que as emoções estão a ter no nosso corpo, é ela que trabalha o nosso inconsciente, sobretudo enquanto dormimos. Não é por acaso que muitas vezes não dormimos tão bem em fase de lua cheia ou nos sentimos mais cansados em fase de lua minguante.
A importância de reaprender a viver ao ritmo da natureza
Reaprender a viver ao ritmo da natureza ajuda-nos a encontrar o equilíbrio que muitas vezes falta nas nossas vidas, devolvendo uma maior sensação de conexão com o mundo e com a vida em geral.
Sabendo com antecedência qual é a tendência que determinada fase tem no nosso bem estar físico, mental e emocional, podemos, com mais sabedoria, gerir o tempo de forma sábia e intuitiva, criando mais propósito nas nossas vidas e fazendo com que a mesma flua com mais harmonia e tranquilidade.

No livro “Rituais para Viver em Equilíbrio”, encontra 12 áreas-chave onde a Lua e o Sol podem incidir de forma positiva na sua vida: carreira, vida social, espiritualidade, caráter, vida financeira, vida intelectual, vida emocional, qualidade de vida, saúde, relacionamentos amorosos, transformação e visão de si mesmo.
Através de rituais alinhados com as estações do ano e com as fases lunares de cada mês, vai encontrar exercícios de journaling, técnicas de respiração para harmonização emocional e concentração, práticas de posturas terapêuticas para as mais diversas patologias, como, por exemplo, problemas digestivos ou falta de concentração, e ainda meditações que podem ajudar a dormir melhor ou a sentir-se mais conectado consigo mesmo durante todo o dia.
O acesso ao calendário lunar mensal é gratuito no site da Gaya Yoga, e o livro “Rituais para Viver em Equilíbrio” está disponível em diversas livrarias e lojas online.