Gabor Maté, um dos maiores especialistas mundiais na área do trauma e do stress, é o autor do livro “Quando o corpo diz não”, cujo principal objetivo é ensinar-nos a reconhecer o impacto da ligação corpo-mente na prevenção e cura da doença.
Quando criei esta plataforma, o meu maior objetivo era e continua a ser, falar menos de doença e mais de saúde, apostando na divulgação de informação de qualidade, que pusesse a atenção na prevenção. Só alterando o mindset, retirando o foco da cura das doenças e apostando em comportamentos preventivos – como, por exemplo, uma alimentação equilibrada, a prática regular de exercício físico e um bom descanso – poderemos alcançar a tão desejada saúde, aproveitando a vida na sua plenitude.
Mas, e quando o corpo diz não? O que fazer?
Esse foi um dos dois principais objetivos de Gabor Maté, especialista na área do trauma e do stress, ao escrever o livro “Quando o corpo diz não” e que eu não podia deixar de partilhar aqui no Simply Flow.

Demonstrar como as descobertas da ciência moderna reafirmam ensinamentos da sabedoria milenar e fazer com que a sociedade refletisse sobre a forma como o stress se manifesta através de doenças nos nossos corpos, foram as principais premissas do autor. Tendo por base uma intensa investigação científica e na sua própria experiência enquanto médico de família, Gabor Maté expõe os efeitos da ligação corpo-mente na saúde e explica qual o papel que o stress e as emoções desempenham nas mais variadas doenças comuns: artrite, cancro, diabetes, síndrome do cólon irritável, esclerose múltipla ou a doença cardíaca, por exemplo.
As pessoas sempre compreenderam de forma intuitiva que mente e corpo não são separáveis. A modernidade trouxe consigo uma lamentável dissociação, uma quebra entre o que sabemos com todo o nosso ser e o que o nosso pensamento aceita como verdade.”
Gabor Maté
O stress e a competência emocional, hormonas, repressão e cancro, um sistema imunitário confuso, o poder do pensamento negativo, os setes fatores da cura. Estes são alguns temas sobre os quais poderá aprender mais com esta leitura.
Talvez o corpo estivesse a fazer o que a mente não conseguia: libertar-se das expectativas impiedosas que lhe tinham sido impostas em criança e que ela agora impunha a si própria – pondo sempre os outros acima dela.”
Gabor Maté
Este é o livro indicado para quem pretende atingir a harmonia através da sua própria sabedoria interior, aquela sabedoria que todos nós possuímos. Por isso, permita que “Quando o corpo diz não” seja um catalisador de transformação pessoal.
Boa leitura, boas transformações!
Nota: Fotografia por Verónica Silva