O meu caminho no mundo da educação e do ensino profissional começou há mais de dois anos. A convite do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), o projeto “Mudar para melhor”, disponível no canal de YouTube “Brands Channel”, realizou três episódios, e depois mais quatro, sobre áreas completamente distintas. Em mim nasceu uma paixão pelo ensino profissional e pelo empenho incrível de muitos jovens para se destacarem nas áreas que os apaixonam.
A equipa de professores, monitores e técnicos tem sido fundamental para que todos os dias se dêem passos nestes projetos de vida, de quem quer destacar-se pela excelência.
Alguns desses jovens, pela sua competência, acabaram por participar no Campeonato Nacional das Profissões. Os que ganharam seguiram para o Campeonato da Europa e agora em setembro, decorreu em Lyon, o Campeonato Mundial das Profissões.
Foi com enorme alegria que recebi o convite para ser Embaixadora do Worldskills Portugal e poder acompanhar estes jovens nos seus estágios, dando-lhes palestras motivacionais e mostrando o imenso orgulho que tinha nas suas capacidades.
Com uma equipa composta por 13 concorrentes e 12 jurados (a que se juntam mais 4 sem concorrentes), Portugal brilhou ao ter conquistado a distinção de equipa de excelência com mais de 700 pontos. Dos 64 países participantes, apenas 15 alcançaram este feito. Com oito medalhas de excelência obtidas para a equipa portuguesa, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa felicitou os 13 jovens concorrentes, os jurados, os preparadores e as entidades formadoras que participaram no Campeonato Mundial das Profissões – WorldSkills Lyon 2024, que se realizou em França.
Portugal ficou, assim, em 13.° no ranking mundial e em 7.º lugar no ranking de países europeus, reafirmando a qualidade e competitividade da nossa formação profissional no conjunto de países membros da WorldSkills.
Esta é uma vitória coletiva.
Concorrentes, jurados, preparadores, entidades formadoras, entidades parceiras e todos aqueles que, ao longo dos meses que antecederam o campeonato, acreditaram e apoiaram a WorldSkills Portugal e esta seleção de jovens altamente qualificados, que abraçaram a excelência como uma forma de estar na vida. Honraram o país, as instituições e todos aqueles que neles investiram.
É também uma prova de que a aposta na formação profissional é uma aposta vencedora e de que Portugal pode rivalizar com países como, por exemplo, a Alemanha, a Suíça ou o Brasil.
No início de mais um ano letivo, fica demonstrada a qualidade e importância crescentes do ensino profissional em Portugal.
Nota: Todas as fotografias deste artigo foram disponibilizados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP)