Planear, Cozinhar e Congelar

Isabel Zibaia Rafael // Setembro 19, 2023
Partilhar
Cozinhar
Cozinhar

Como comer de forma mais equilibrada depois de um dia de trabalho e sem vontade de cozinhar? Como preparar as refeições para a família sem estar muito tempo na cozinha? Como livrar-se do stress de não saber o que cozinhar? Estas são algumas das inúmeras questões que afligem muitas famílias no momento de preparar as refeições. Mas, então, por onde começar? 

Planear, Cozinhar e Congelar, o método que revoluciona a preparação das refeições

1. Planear

O primeiro passo a dar no método que apresento no livro “Planear, Cozinhar e Congelar” é fazer um levantamento das necessidades da família. Este levantamento passa por saber quantas refeições precisam de preparar e para quantas pessoas. O segundo passo é escolher o que cozinhar. Pensem em fazer uma sopa, um prato de carne, um de peixe e um ou dois acompanhamentos. Escolham receitas que a família gosta. Comecem aos poucos. Com a prática vão conseguir gerir melhor o tempo, agilizar processos e aventurar-se em novas receitas. 

De seguida, ver o que há na despensa, no frigorífico e no congelador. Esta inspecção das despensas é fundamental. Saber o que temos ajuda-nos no passo seguinte, que é elaborar a lista de compras.

A lista de compras efectua-se fazendo o cruzamento entre aquilo que já temos em casa e aquilo que decidimos cozinhar para as refeições da semana. Uma das várias vantagens do meu método de organização das refeições é que nos permite poupar tempo e dinheiro, para além de rentabilizarmos as compras, evitando o desperdício. Imaginem que decidem fazer um prato de frango, mas ao fazerem o cruzamento com o que têm no congelador, verificam que há uns tempos aproveitaram uma promoção de peito de peru. Em vez de irem comprar frango, dão destino ao peito de peru. Só fazendo o planeamento do que iremos cozinhar e sabendo o que temos é que conseguimos fazer uma gestão eficiente das nossas compras.

Depois das compras é importante conservar os alimentos. Arrumar os frescos em caixas ou recipientes em que sejam facilmente identificados no frigorífico, deixando-os prontos a usar. Dividir em porções os alimentos a congelar. Despensas arrumadas, com inventário, é sinal de vida facilitada.

2. Cozinhar

Antes de começarem a cozinhar, revejam as receitas a fazer. Cortem todos os frescos que precisam de uma só vez. Se vão usar uma cebola na carne à bolonhesa, outra na sopa e outra no caril, descasquem e cortem logo as três cebolas.

Ao cozinhar, devemos fazê-lo, logo, em quantidade. Só assim conseguimos ganhar verdadeiramente tempo. Imaginem: escolhemos fazer na nossa ementa semanal uma carne à bolonhesa e um caril de atum. Tripliquem as quantidades. Dividam em doses e congelem. Ficam logo com carne à bolonhesa e caril de atum para outras refeições ou para alguma eventualidade.

Ao cozinhar comecem pelas receitas de forno, pois libertam-vos para outras tarefas. Coloquem o robot a fazer a sopa. Peçam ajuda à família, para uma ou outra tarefa e vão ver que, com a prática, conseguem preparar as refeições da família para a semana em duas horas! 

3. Congelar

O meu método de organização das refeições da semana faz-se com bases alimentares ou preparações que depois usamos na preparação de outras receitas. Ou seja, quando faço uma carne à bolonhesa cozinho logo em quantidade. Gasto o mesmo tempo, tenho a mesma loiça para lavar e desta forma consigo ter uma preparação que posso usar em mais do que uma receita. Com carne à bolonhesa posso, numa semana, fazer uma pizza, na outra servir com uma massa, na outra fazer uma lasanha, e na outra ainda rechear umas beringelas. A mesma base, mas todas as semanas receitas diferentes!

Há ainda algum preconceito em relação à comida congelada, mas se o processo for bem feito, a comida é boa! 

Quando cozinhamos em quantidade, o congelador é um dos nossos aliados. O congelador prolonga a vida da nossa comida, mas ao congelar é importante escolhermos recipientes adequados de modo a proteger os alimentos. Ter comida congelada, traz-nos liberdade, tempo, despreocupações.

Planear Cozinhar Congelar

No livro “Planear, Cozinhar e Congelar” podem ver muitas dicas, estratégias e sugestões que vos vão ajudar a preparar as refeições da semana. Acredito que este é um livro que vai mudar a vossa vida! 

Ler mais

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais