Os 4 pilares de um corpo são

Ana Duarte // Julho 24, 2021
Partilhar
corpo
corpo

Se tivéssemos de escolher uma base para a construção de um corpo são, esta teria os seguintes quatro pilares consistentes e regulares no nosso dia a dia: alimentação, exercício físico, equilíbrio do sono e gestão do stress. 

Embora uma boa nutrição e exercício físico regular sejam muitas vezes considerados ferramentas de uma boa saúde física, estes fatores têm um grande impacto sobre como nos sentimos e como funcionamos mental e emocionalmente.

Muitos dos sintomas que frequentemente mascaramos com medicamentos como a fadiga, falta de energia, falta de concentração e ansiedade seriam solucionados e atenuados com um plano de treino regular e de uma dieta equilibrada, que, por sua vez, levariam à regularização do sono e à diminuição de stress.

Os 4 pilares de um corpo são:

1. Alimentação

A alimentação é o combustível que move o nosso corpo; se o tratarmos com cuidado ele retribui mais ativo e com mais energia para agarrar qualquer desafio.

Uma alimentação equilibrada não tem só benefícios físicos, mas também mentais e emocionais. Conseguimos manter um peso saudável, controlar o stress e estarmos mais disponíveis para a atividade física que faz parte de um estilo de vida saudável.

Alimentação equilibrada é sinónimo de alimentação variada e na qual as proteínas, vegetais e frutas fazem parte do nosso dia a dia. Experimente alimentos frescos e preferencialmente da época, compondo um prato colorido com explosão de cores e sabores.

2. Exercício Físico

O exercício tem benefícios em tudo. No corpo, na pele, na mente. No nosso humor, no bem-estar, na autoconfiança. Ajuda a desenvolver rotinas saudáveis. Temos mais vontade de comer alimentos frescos e de cores vibrantes. Tornamo-nos pessoas mais ativas, mais confiantes connosco e na forma com que lidamos com os outros.

A nível físico ganhamos uma estrutura muscular e esquelética mais forte, reforçamos o nosso sistema imunológico e prevenimos doenças cardiovasculares. Prevenimos o envelhecimento precoce, fator que está directamente relacionado com uma melhor qualidade de vida.

Resumindo: Mexa-se e liberte essas endorfinas! 

3. Equilíbrio do Sono

Os benefícios de uma boa noite de sono incluem estar alerta e revigorado, capaz de se concentrar e realizar tarefas físicas e mentais complexas. 

A falta de sono não nos deixa apenas com sono, mas também faz com que o corpo e a mente funcionem mal. O sono é o momento da reparação dos tecidos e da regeneração celular.

Não dormir o suficiente pode afetar o trabalho, a família, os relacionamentos e a saúde física e mental.

Ingerir alimentos de digestão leve, desligar aparelhos eletrónicos e luzes fortes no fim do dia ajudam a criar uma rotina ao deitar que promove uma noite mais tranquila e reparadora.

4. Gestão de Stress

Gerir o stress! Na vida todos estamos sujeitos a pressões e desafios. Umas vezes estimulantes e positivas, outras inesperadas e desafiantes. O stress pode estar associado a pequenas coisas do dia-a-dia, por isso é importante ter maneiras saudáveis ​​de o gerir.

Uma dieta saudável, exercício físico regular e sono equilibrado ajudam, e muito, o corpo e a mente a controlar o stress. 

Entenda a razão do stress e aprenda a relaxar. Equilibrar as suas funções e responsabilidades pode ajudar a evitar que o stress assuma o controle. Isto geralmente significa pensar sobre o que é importante para si, definir prioridades, conhecer os seus limites e respeitar esses limites, aprender a dizer não às tarefas e responsabilidades não prioritárias.

Cuide de Si! 

Alimente-se bem, mantenha-se ativo, durma bem e cultive relacionamentos saudáveis.

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais