Jejum

José Santos // Julho 5, 2018
Partilhar

Fazer jejum adequadamente é uma ótima estratégia para que se mantenha saudável. Mais do que uma ferramenta para ajudar a manter e perder peso, o jejum faz parte de um estilo de vida saudável. Quando bem feito, ajuda o corpo a entrar em modo “reparação” – desencadeia um efeito designado hormético – obriga o organismo a utilizar as reservas energéticas armazenadas sob a forma de gordura fazendo com ela seja transformada em corpos cetónicos – uma forma de energia que o cérebro adora e o ajuda a regenerar e a crescer – pode-se dizer que tem um efeito anti-envelhecimento.

Fazer jejum só após acompanhamento médico  

Embora o jejum possa ser usado como tratamento para prevenir e tratar alguns problemas de saúde, apenas deve iniciá-lo após consultar o seu médico. De uma maneira geral todos os adultos saudáveis podem (e devem) fazer períodos de jejum.

Jejuar de forma “intermitente”  

A meu ver a forma mais prática, saudável e fácil de fazer jejum é da forma “intermitente” – com uma restrição programada da ingestão de calorias em um ou dois dias da semana. Desta forma há menos interferência com as nossas atividades e programas sociais. Por exemplo: na segunda-feira e quinta-feira de cada semana a pessoa restringe a alimentação dessas 24h a apenas 500Kcal – de preferência calorias boas e saudáveis (ovos, legumes, fruta, muita água e chá sem açúcar).

Não é necessário ficar todo o dia sem comer, embora o possa fazer se assim o desejar. Aconselho a iniciar de forma ponderada – reduzindo quantidades em cada refeição e o número de refeições em cada um desses dias – passando progressivamente para períodos de 12h sem alimentos. Não se assuste, após um período de habituação vai ver como o jejum ou a “restrição calórica intermitente”, afinal, pode ser libertador.

Os benefícios do jejum 

Muitas doenças crónicas têm origem no excesso de gordura abdominal – através da já muito falada inflamação crónica – e o jejum, quando bem feito, tem um efeito muito positivo na redução desta gordura. Entre os benefícios do jejum, encontra-se a redução dos níveis de colesterol, melhoria da sensibilidade à insulina e até na redução dos níveis de cortisol – a chamada hormona do stress.

Caso tenha ficado interessado/a, fale com o seu médico – desafie-se e experimente jejuar pela sua saúde. Pode também ficar a saber mais sobre este assunto no livro a “Dieta dos 2 dias” do Dr. Michael Mosley, médico e jornalista da BBC.

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais