O pão engorda?

Maria João Campos // Julho 28, 2021
Partilhar
pão
pão

O pão é um alimento que está presente na mesa dos portugueses há muitas gerações. Apreciado pela grande maioria das pessoas, das mais variadas idades, pode ter composições muito diferentes em função das farinhas que lhe dão origem. Muitas pessoas incluem pão ao pequeno-almoço, outras não o dispensam na hora da refeição e quem quer perder peso costuma evitá-lo. Mas, será que o pão engorda?

Quero começar este artigo dizendo que sou neta de padeiro. Logo, o pão faz parte da minha vida desde sempre. 

Vejamos alguns factos:

  • O pão é um alimento que está presente na mesa dos portugueses há muitas gerações;
  • É apreciado pela grande maioria dos portugueses de todas as idades;
  • É um alimento saudável que está presente nas recomendações da alimentação mediterrânica, podendo atingir porções muito interessantes no dia alimentar de um português;
  • Pode ter composições muito diferentes em função das farinhas que lhe dão origem. Nem o pão escuro é o melhor para todas as pessoas, nem o pão branco é o pior para todas;
  • É um alimento acessível economicamente, equilibrado nutricionalmente e seguro, suportando, inclusive, temperaturas elevadas de conservação;
  • Frequentemente e espontaneamente, é o primeiro alimento a ser retirado do dia alimentar de um adulto (e até das crianças) que tenha a intenção de começar a perder peso.

Façamos, então, uma pequena reflexão sobre este alimento: 

Ora, uma pessoa só aumenta de peso se comer mais energia (calorias) do que aquelas que gasta no seu dia a dia. Vulgarmente dizemos que tem que fazer um balanço energético positivo para aumentar de peso.

Essa ingestão alimentar excessiva pode ser feita através de alimentos não saudáveis (normalmente mais densamente energéticos, isto é, apresentam mais calorias por grama de alimento), mas também através de quantidades exageradas de alimentos saudáveis.

Associado a esse balanço energético positivo, podemos ter um aumento de peso associado a um aumento de massa gorda e aí, sim, é quando a pessoa engorda. Esta situação ocorre de forma mais frequente em pessoas que não praticam atividade física e cuja energia ingerida acontece à base de alimentos menos saudáveis (açucaradas, com alto teor em gordura e/ou alto teor alcoólico).

Sendo assim, será correto afirmar que o pão engorda?

Sim, pode engordar se for ingerido em quantidades exageradas (a recomendação varia de pessoa para pessoa) e se, em rotina, o usarmos para substituir alimentos que nos criam outro tipo de saciedade (tais como batata, arroz, massa, cuscus, leguminosas) e que são ingeridos com faca e garfo – e que até este ato ajuda a saciar -, nomeadamente nas refeições principais

A resposta continua a ser sim, se associado ao escrito aqui, colocarmos no pão alimentos altamente calóricos como queijos gordos, chocolate para barrar, manteigas de frutos secos.

Como incluir este alimento no nosso dia a dia?

É possível consumir pão, mesmo que o objetivo seja perder peso, se ingerirmos uma quantidade adequada.

A escolha do pão certo para a pessoa, individualmente, também tem que ser tida em conta. Há pessoas que devem fazer alimentação com baixo teor em fibra e, nesse caso, o pão branco pode ser o mais recomendado; outras que precisam de aumentar a fibra na alimentação e a recomendação passará por um pão integral ou mais escuro. Para quem não tem restrições variar o tipo de pão é o conselho mais sensato.

“O que posso colocar no pão para não engordar?”

A resposta continua a ser não, se acompanharmos o pão com alimentos saudáveis. Os mais frequentes são: uma fatia de queijo, pouca manteiga, um doce de fruta sem adição de açúcar, pouco azeite.

“Devo substituir o pão por outros alimentos?”

A substituição do pão por outros alimentos na tentativa de não engordar ou de perder peso normalmente acontece por cereais açucarados, barras de cereais, batidos com elevadas quantidades de fruta, bolachas, entre outros exemplos. E, por essa razão, o objetivo não é atingido.

Um dos maiores prazeres que tenho e que sei que proporciono a quem me procura para perder peso, é o de voltar a comer pão ao pequeno almoço e/ou ao lanche e não comprometer a perda de peso.

Dica de Verão:

O pão é um grande aliado no Verão para o controlo de peso e saciedade. Muitas vezes o almoço em férias é “volante” e um pão, com um fornecedor proteico (carne, atum, ovo, queijo) e salada (alface, tomate, pepino), pode tornar-se uma opção saudável, agradável e saciante.

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais