Nascemos! E agora?

Carmen Ferreira // Dezembro 7, 2021
Partilhar
Nascemos
Nascemos

O nascimento de uma criança é um evento transformador para toda a família, pois é impossível ficar indiferente após esta chegada. Quer sejam mães, pais, avós, tias babadas, o primeiro ano de vida é mesmo impactante para todos, inclusive para o bebé, cuja saúde começa a ser programada desde a gravidez e terá um impacto para o resto da sua vida. Por isso, esse é o foco do livro “Nascemos! E agora?”, no qual falo muito dos primeiros mil dias do bebé, precisamente pela sua importância e porque os pais têm o super poder de dar ao bebé um início de vida cheio de saúde. 

Por outro lado, esta temática do que acontece após o parto ainda é pouco explorada, quase mística. Na minha prática clínica como enfermeira parteira, procuram-me ainda mais após o nascimento do bebé, por ser um momento de muitas dúvidas concretas e assustadoras. Muitos desafios acontecem e somos envolvidos numa espiral de acontecimentos que podemos não entender ou até mesmo achar alarmantes quando, na verdade, não o são (e vice-versa).

Vivo diariamente a luta de muitas mulheres e famílias pela falta de apoio no pós-parto, não só a nível de rede de apoio familiar, como de apoio profissional.

Parece que nos resumimos a ser só «a mãe/o pai do bebé», no entanto também temos necessidades específicas nesta etapa. Essas necessidades têm impacto na criança, como podem explorar neste livro.

A contagem dos primeiros mil dias do bebé começa logo na gravidez. 

Porquê? Porque estes primeiros mil dias serão determinantes para o seu futuro, para a sua saúde e desenvolvimento. E esse é o motivo pelo qual começo por relembrar alguns pontos essenciais desta etapa.

Assim, neste livro, vou acompanhar-vos outra vez nesta viagem da gravidez até ao primeiro ano de vida do bebé, abordando com maior detalhe a parte da vivência da gravidez e os mistérios da vida intrauterina, para perceberem o que acontece dentro da barriga e também ao seu redor, desde o momento em que o bebé se desenvolve até que nasce.

Passamos depois pela vivência do parto e o impacto do nascimento no bebé e na família, dado que este é o momento mais esperado e, ao mesmo tempo, assustador. Mas, será que é como vemos nos filmes de sábado à tarde?

Depois veremos como é regressar a casa com o nosso bebé, os desafios da recuperação da mulher, bem como a adaptação do bebé à vida extrauterina e à restante família. Como nada é instantâneo no nosso corpo, até esta adaptação se realizar, vamos demorar mais do que a sociedade e os «palpiteiros» nos dizem que é suposto, porque «no tempo deles era assim e ninguém morreu». Na verdade, estamos todos a pagar esta «bela» fatura quer a nível emocional, relacional e/ou na nossa saúde.

Vão ficar com uma ideia bastante completa do que é suposto encontrar em cada etapa e, acima de tudo, as aventuras que vos esperam neste primeiro ano.

E depois do quarto trimestre de gestação, o que vem aí? O que é expectável acontecer com o meu bebé e como vamos adaptar-nos às novas capacidades? Que cuidados devemos ter, de acordo com os meses de idade?

E porque informação é poder, saber de antemão a resposta a algumas questões pode mesmo poupar-nos alguns stresses e mini ataques, assim como aplicar as dicas que vos trago, para cuidarem de vocês e do vosso bebé com mais consciência e saúde. Terminamos com uma surpresa no fim do livro, para usar e mais tarde recordar.

Não estou sozinha nesta nova aventura, conto com muitos profissionais de várias áreas, com quem trabalho regularmente e considero uma ajuda fantástica! 

Porque é preciso mesmo uma aldeia para criar uma criança, cada um dará o seu contributo profissional para vos ajudar em cada etapa.

Mas, atenção, este não é um livro só para grávidas! Pode ser lido por qualquer pessoa que tenha interesse no tema. 

Da gravidez ao primeiro ano de vida há sempre tantas coisas novas sobre nós e o nosso bebé para aprender. Por onde começar, não é?

Neste mundo cheio de informação, às vezes é difícil filtrá-la, por isso, pretendo dar as informações e as dicas necessárias sobre o primeiro ano do bebé, baseadas na saúde e prevenção de problemas ou doenças, precisamente para vos ajudar nesta viagem especial, cuja base transversal é o amor

Claro que vos irei dar informação científica, mas como na ciência e no amor, nem nunca e nem sempre! 

Levem e retenham o que vos faz sentido e, acima de tudo, adaptem ao vosso bebé e a vocês. Porque ter um filho não é uma receita da Bimby®, e o que funciona para muitos pode não funcionar para outros.

Tentei ao máximo reunir novas informações porque a Carmen do livro passado também evoluiu e cresceu, mas não perdeu o seu sentido de humor. Quem já me conhece sabe que tenho uma perspetiva de vida positiva, mas também tento ser realista e, acima de tudo, prática. E é isso que irão encontrar aqui, o que vai acontecer na prática. Ainda que eu adore o cenário das princesas da Disney, nem tudo é cor-de-rosa. Existem diversas cores no mundo! O cinzento também tem a sua beleza e pode trazer muitas aprendizagens.

Relembro que a leitura do livro não dispensa o acompanhamento do vosso profissional de saúde. Mas espero que seja um instrumento de reflexão e partilha de conhecimento.

Acredito mesmo que para mudar o mundo precisamos de mudar a forma de nascer, já dizia Michel Odent. 

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais