Hoje quero apresentar-vos uma empresa que, tal como muitas outras, se reinventou neste último ano. A Imppacto, Catering & Eventos é uma empresa com mais de 20 anos que criou um conceito muito apelativo para fazer face às adversidades com que se deparou nos últimos meses. Tratam-se de boxes temáticas, que reúnem produtos deliciosos, confeccionados com amor. Sim, porque para esta empresa o foco são os momentos únicos, que partilhamos com aqueles que fazem parte do nosso universo afetivo. Podem ser em família, com os amigos ou com os colegas de trabalho. Já tive a oportunidade de provar os produtos incríveis destas boxes e aconselho a que experimentem. A Páscoa está aí e eu fui conhecer com o Paulo Pinto, CEO Imppacto Catering & Eventos, as sugestões da Imppacto para esta época:
. Paulo, apresenta-nos a Imppacto.
A Imppacto, Catering & Eventos é uma empresa com mais de 20 anos de experiência no mercado português. Nos últimos anos o crescimento da empresa deveu-se a uma equipa motivada e ao storytelling dos eventos que realizamos, sempre com o objetivo de criar “momentos únicos, para si”. O nosso core business é o catering e a gastronomia e aí as memórias são um aspeto essencial. Todos temos memórias associadas a cheiros, a sabores e/ou a sons à volta da cozinha, mais que não seja a cozinha da mãe ou da avó e são essas memórias que procuramos preservar, tornando os nossos eventos únicos. E como é que o fazemos? Escolhendo produtos locais e sustentáveis de grande qualidade, que confeccionamos com amor e dedicação. Atuamos no mercado dos eventos corporativos e privados – casamentos e festas particulares –, mas também na área do fine dining onde a componente sensorial e a memória são elementos essenciais. Hoje em dia as pessoas procuram experiências e querem partilhá-las com os seus. É por isso que os nossos serviços podem ir de um simples coffee break a um menu de degustação digno de um perito.
. Como surgiu a My Food Box by Imppacto, Catering & Eventos?
Em março de 2020, a Imppacto teve uma repercussão negativa no seu modus operandi, tal como com todos os que trabalhavam nas áreas da restauração e catering. A pandemia COVID-19 obrigou o sector dos eventos a parar e sem uma data de regresso garantida. Hoje continuamos a viver tempos de incerteza. Como é que reagimos? A equipa da Imppacto manteve-se em contacto em casa, partilhando ideias e soluções que nos ajudassem a reinventar o negócio. A resiliência e a motivação de todos foi a chave para enfrentar esta mudança. A Imppacto foi a primeira empresa portuguesa de catering a lançar o conceito inovador e único, My Food Box.
. Mas, os eventos digitais precisam de catering?
Nós achámos que sim. O que seria de um evento, mesmo que digital, sem um serviço de catering? A ideia surgiu de uma equipa que queria voltar a trabalhar, e que afirmou sempre que era preciso continuar a comunicar e a manter vivo o contacto, mesmo que à distância e com uma câmera no meio. O conceito rapidamente se tornou popular junto dos nossos parceiros e colaboradores, o que nos levou a criar diversas propostas temáticas para a My Food Box ou simplesmente desenhadas à medida das necessidades de cada evento.
Até ao momento já criámos mais de 20 conceitos, desde coffee breaks, a brunches, jantares, cocktails ou team buildings interativos. Se a presença física deixou de ser possível, as plataformas digitais vieram concretizar outros meios de interação e contacto. Um dos nossos serviços mais requisitados, é a My Food Box – Team Building, onde os nossos chefs cozinham em direto para a casa de dezenas de pessoas da mesma empresa, que seguem a receita online pelo simples prazer de conviver com os colegas. Ainda por cima no final podem deliciar-se com uma refeição confeccionada pelos próprios.
. Então, a My Food Box é um conceito que veio para ficar?
Se nos perguntarem se este conceito veio para ficar, eu arriscaria a dizer que sim porque a incerteza dos tempos que vivemos não nos permite fazer previsões. Há uma coisa que é certa, seja a My Food Box ou outro serviço qualquer, a Imppacto, Catering & Eventos possui uma equipa unida e com vontade de encontrar soluções para as adversidades que se vão apresentando na história da empresa. Durante um ano e já a viver este cenário de pandemia, continuámos a fazer formações, a lançar desafios e a criar laços através de team buildings para que os nossos colaboradores pudessem estar motivados e envolvidos nas atividades da empresa.
. E, para esta Páscoa, o que nos sugere a Imppacto?
E como a Páscoa está a chegar, criámos mais um conceito My Food Box – Páscoa Feliz para particulares e privados. Pode escolher entre a opção para os “amantes do chocolate”, com um ovo recheado de amêndoas de cacau (caseiras) feitas pelos nossos chefs, ou, se não for fã das amêndoas, pode optar por trufas de chocolate com coco, caramelo salgado e avelã. E, como Páscoa não é Páscoa sem folar, a sugestão é o nosso folar de chocolate. Uma coisa pode ter a certeza: cozinha sem amor, não tem sabor e nós fazemos questão de fazer do amor um ingrediente sempre presente. Esta sugestão é uma mão cheia de coisas boas e doces.
Para os que não têm tempo para cozinhar e querem dedicar-se à família, há mais duas opções: “A companhia do vinho”, uma box com queijinhos, enchidos, compotas e o “nosso” folar salgado com ovo de codorniz. Nesta opção não faltam as amêndoas, as bolachinhas e o ninho de amêndoas, porque o importante é criar memórias e partilhar afetos entre família.
Se quiser surpreender a família com um menu completo, temos o tradicional “almoço de Domingo da Páscoa”, com três menus diferentes que reúnem os aromas e sabores próprios da época, como o borrego, a perdiz ou o bacalhau. Caso deseje algo ainda mais personalizado, pode sempre pedir à nossa equipa que desenhe uma box à sua medida. Com box ou sem box, o que conta são os momentos únicos que partilhamos com a família e os amigos.
A My Food Box propõe ainda para as empresas, as opções “companhia do vinho” e “amantes do chocolate”, de forma a que os colaboradores e parceiros sejam tratados como segunda família. Onde estiver alguém que mereça o melhor, nós vamos.
Nota: Fotografias por Verónica Silva