Estar consciente do que se passa nos bastidores da produção daquilo que consumimos — do fabrico ao impacto no meio ambiente — é uma tendência comportamental e social que conquista cada vez mais espaço na nossa sociedade. A alimentação (e bem!) vem quase sempre no centro desta discussão, no entanto não podemos esquecer que a pele é o maior órgão do nosso corpo e absorve o que nela colocamos. E, se neste processo de olharmos para o que consumimos, podermos também ter em atenção o impacto ambiental da nossa rotina de beleza, porque não começar já hoje?
O movimento slow beauty, que valoriza uma beleza natural e humanizada, vem acompanhado de uma procura cada vez maior por cosméticos sólidos. Isto acontece porque estes produtos, quando bem formulados, permitem resultados impressionantes, e o planeta agradece. Foi com tudo isto em mente que percebi a importância de ter uma opção de hidratante sólido intensivo, o que mudou completamente a minha rotina de cuidados de pele. Com menos packaging e uma embalagem minimalista, este formato sólido é ainda mais amigo do ambiente e perfeito para ter consigo em todo o lado.
Além de evitar o vidro e, claro, o plástico, os hidratantes sólidos permitem ainda uma aplicação com menos desperdício. Ao passar na pele, consegue ver exactamente que quantidade precisa e depois basta voltar a guardar o hidratante na latinha. A sua durabilidade é maior e, ao pensar na sua formulação, tive o cuidado de tornar esta opção sólida num produto que funcione para todos os tipos de pele e que seja versátil: para poder usar da cabeça aos pés (mesmo nas peles de rosto mais oleosas).
Mas, afinal, será este produto tão nutritivo como um óleo ou creme corporal mais convencional?
Sim. A resposta está nos ingredientes utilizados e também na sua consistência, que vai “derretendo” à medida que passa na pele.
Ingredientes-chave de um bom hidratante sólido:
- Manteiga de Cupuaçu: Um emoliente suave e nutritivo com vários benefícios provenientes dos ácidos gordos, incluindo o ácido oleico (ómega 9) – protege e hidrata a pele, ao mesmo tempo que promove a sua elasticidade e previne o ressecamento;
- Cera de Jasmim: Tradicionalmente usado para restaurar a luminosidade da pele e equilibrar os níveis de hidratação naturais da mesma, de forma a reduzir a secura sem obstruir os poros;
- Óleo de Kakadu: Uma das mais ricas fontes de vitamina C do planeta. Este óleo antioxidante ajuda a reduzir o efeito dos radicais livres e promover uma pele mais saudável, hidratada e suave, ao mesmo tempo que reduz sinais de envelhecimento.
Como aplicar?
Aplique o hidratante na pele seca, deslizando-o nas zonas que pretende nutrir para que este “derreta” de forma natural. Massaje diretamente na pele, espalhando com as mãos nos locais em que precisa de um extra de hidratação e nutrição. Pode aplicar no corpo, rosto, lábios e mãos.
Optar por ingredientes totalmente naturais não significa comprometer resultados — muito pelo contrário.
As fórmulas são criadas com ativos botânicos de plantas altamente nutritivas e com efeitos comprovados na manutenção de uma pele firme, jovem e luminosa, sem recorrer a produtos tóxicos. E para poder começar este caminho pela beleza natural, aproveite 15% de desconto em toda a loja MPL’beauty com o código SPRING15.