Alimentação saudável, mente feliz

Mafalda Pinto Leite // Fevereiro 11, 2021
Partilhar
alimentação
alimentação

Já pensou que o que come pode afetar o seu humor? É verdade, são vários os estudos que têm vindo a comprovar os diversos benefícios de uma alimentação consciente e saudável. Saiba como conseguir uma mente feliz através da alimentação.

Muitos estudos têm vindo a comprovar que há uma ligação direta entre o microbioma dos nossos intestinos (a nossa flora intestinal) e o nosso humor. As bactérias nos nossos intestinos são responsáveis pela produção de cerca de 95% das reservas de serotonina, que influenciam tanto o humor como a atividade intestinal.

Quer dizer que a serotonina, a hormona da felicidade, está dependente dos nossos intestinos?! Manter um bom equilíbrio entre as boas e más bactérias que habitam a nossa flora intestinal é fundamental para nos sentirmos mais bem dispostas e também para prevenir inflamações e doenças, desde Síndrome do Intestino Irritável, a obesidade, asma, diabetes ou doenças que afetam o humor, como distúrbios de ansiedade e depressão.

Então, o que comer?

As bactérias más alimentam-se de açúcar, por isso uma dieta rica em açúcares processados desequilibra o microbioma intestinal. Deve comer muitas frutas e vegetais (em especial os de folha verde), gorduras saudáveis, como azeite virgem e ghee, cereais integrais, proteína de boa qualidade, frutos secos e sementes. Sempre que possível, opte por produções biológicas, pois os químicos usados na agricultura e na criação de animais também têm impactos a longo prazo no nosso organismo. E lembre-se de nunca se privar de nada de que goste muito, porque isso também influencia o nosso humor e ansiedade. A chave é o equilíbrio. 

E depois há várias plantas medicinais que têm efeitos positivos comprovados no nosso humor. Pode e deve incluí-las na sua alimentação diária. 

Plantas medicinais que pode e deve incluir na sua alimentação diária: 

. Matcha

Experimente trocar o seu café habitual por um matcha. Embora também contenha cafeína (muito menos que café ou chá preto), o matcha, folhas de chá verde em pó, também tem um fitonutriente chamado L-teanina, que faz com que a cafeína fique guardada no organismo e seja libertada muito mais lentamente, e também com efeitos comprovados no combate à ansiedade. Para além disso, o matcha é uma fonte riquíssima de clorofila e, por isso, tem um efeito desintoxicante. Também contém ferro, cálcio, potássio e vitaminas A e C, estes últimos antioxidantes aliados de uma pele saudável. Aconselho a tomar 1 colher de chá por dia com leite vegetal quente. E, para mais foco e concentração, pode optar por esta mistura de matcha com outras plantas medicinais energizantes. 

. Legumes Verdes

É mesmo fundamental ter sempre uns verdes no prato. Para além de vitaminas e nutrientes, são ricos em magnésio, um mineral que, entre outras funções, reduz a ansiedade. Para além de serem ricos em fibra e, por isso, super importantes para regular as funções intestinais. 

. Cacau

Se calhar já ouviu dizer que chocolate faz bem ao humor, mas estão a referir-se ao cacau cru. Ingrediente super rico em magnésio e em triptofano, um aminoácido que estimula a produção de serotonina no nosso cérebro, o neurotransmissor que atua ao nível do humor, das nossas emoções, do apetite, da digestão, memória… Tem ainda uma grande quantidade de feniletilamina, um neurotransmissor conhecido como “hormona da paixão” e daí se dizer que o cacau é afrodisíaco. Adicione 1 colher de sopa de cacau cru a sobremesas, smoothies, bebidas vegetais ou outras receitas ou opte por esta Mistura Calma, com cacau e outros adaptogénios poderosos para acalmar o sistema nervoso e ajudar o organismo a lidar com os efeitos do stress.

. Mucuna

Este feijão cultivado na África, Índia e China, que normalmente encontra em pó, é conhecido no meio do “wellness” como sendo um antidepressivo natural devido à sua eficácia no alívio da ansiedade, dando uma sensação de bem-estar. O composto principal é um aminoácido, a L-dopa, um precursor da dopamina, um neurotransmissor que ativa os sensores de prazer no cérebro. O ideal seria tomar 1 colher de sobremesa rasa diariamente.

. Curcuma

O ingrediente ativo da curcuma é a curcumina que, para além de ser um elemento altamente anti-inflamatório, aumenta a libertação de dopamina no cérebro, tendo por isso um efeito anti-depressivo. É a estrela da Mistura Imunidade, juntamente com mucuna e outras plantas medicinais, formulada para fortalecer a imunidade e o humor. É preciso não esquecer que para fazer com que a curcuma seja mais facilmente assimilada pelo organismo, convém juntar pimenta preta moída de fresco. Por isso, não tenha medo de adicionar uma pitada na sua bebida.

. Probióticos

A melhor forma de apoiar as bactérias boas do organismo é ingerindo alimentos fermentados, que contêm probióticos. Pense em pão de fermentação natural, chucrute, kimchi, kombucha… É possível fermentar qualquer fruta/legume em casa e obter todos os benefícios. Assista a este workshop inteiramente dedicado a isso!

. Cardamomo

Não é só uma especiaria deliciosa. Estimula a digestão, ajudando a assimilar mais facilmente açúcares e laticínios, uma pitada de cardamomo na sua bebida matinal pode dar-lhe um estímulo cerebral, deixando-a mais desperta(o) e bem-disposta(o). Ativa sensores de prazer semelhantes aos ativados pelo açúcar, por isso é um truque eficaz para quando está com desejos de doces. Aconselho a adicionar uma pitada na sua bebida ou pequeno-almoço preferido.

Outras dicas:

Tente reduzir os níveis de stress, seja através da alimentação, do exercício físico, da meditação… Durma bem, por volta de 8 horas diárias sem interrupções. Seria o ideal e, para a(o) ajudar a descomprimir e dormir tranquilamente, criei estas Gotas Dormir. Coma devagar para o organismo absorver os nutrientes e se sentir saciada(o), não comendo demais. Mantenha-se hidratada(o) – beba muita água durante o dia, infusões e gotas transformativas.

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais