Equilibrar a energia feminina através da ligação à lua

Tamar // Outubro 19, 2022
Partilhar
lua
lua

Costumamos queixar-nos da falta de tempo, mas acredito que o nosso real drama está na sobrecarga de tarefas produtivas e na ausência de atividades de conexão e de relaxamento. Não nos sentimos seguras nem ligadas ao corpo  e isso está a ter consequências negativas na saúde e no equilíbrio femininos. Não é para menos.

Esta sociedade que “nunca dorme” prejudica o sistema nervoso e mantém-nos num estado de hipervigilância constante.

Para a cura e a prevenção da saúde íntima e de uma sexualidade prazerosa, é essencial o retorno à ciclicidade. 

É uma oportunidade de autoconhecimento, também e, de seguida, vamos ver como começar. 

O que nos diz a lua? 

A energia lunar e o padrão hormonal feminino ensinam-nos que tudo é cíclico e que tudo se transforma

Concretamente, as quatro fases principais da lua: 

  • Mostram-nos o equilíbrio entre o ser e o fazer;
  • Permitem-nos aceder ao inconsciente;
  • Ligam-nos à energia feminina, em geral e ao ciclo menstrual, em particular. 

A energia da lua é mais do que uma influência na psique da mulher; ela funciona como um espelho. 

Tal como a lua, é natural a mulher ter fases mais introspectivas ou recolhidas e fases mais enérgicas, desencadeadas pelas variações hormonais ao longo do mês. 

Aprenda a usar a energia lunar

Na correspondência que existe entre o padrão da energia lunar e das hormonas femininas destaca-se a presença de duas polaridades: 

  • A ativa e dinâmica, voltada para a vida exterior – são as fases quarto crescente e lua cheia da lua e pré-ovulatória e ovulatória do ciclo menstrual;
  • A recetiva e contemplativa, voltada para a vida interior – são as fases quarto minguante e lua nova e pré-menstruação e menstruação
lua

A ligação à lua é uma maneira eficaz de equilibrar a energia feminina

Para viver a sua vida a partir de uma energia feminina equilibrada, é preciso integrar estas polaridades na maneira como age, pensa e sente e não se fixar em apenas uma. Eu entendo que, por características de personalidade e por mecanismos de sobrevivência, pode ser mais fácil adotar uma única maneira de processar as situações, mas lembre-se que a variedade e a transformação são dois super poderes do feminino

Como pode alinhar-se com as energias lunares ao longo do mês?

 

Na lua nova e/ou na menstruação, as atividades mais propícias são descansar, caminhar na natureza em silêncio, meditar e ouvir a intuição

No quarto crescente e/ou na pré-ovulação, pode sentir-se mais motivada para planear um lançamento (de ideia, projeto ou atividade), usar a lógica e a razão, o que resulta em pensamentos mais claros e definidos.

A lua cheia e/ou a ovulação, pode influenciá-la para fazer apresentações, jantares de amigos, seduzir e ser seduzida e ter sessões de intimidade física mais intensas.

O quarto minguante e/ou a pré-menstruação, traz a necessidade de organizar as contas, rever dados e situações, destralhar, expressar a criatividade e/ou processar emoções.

Por onde começar?

Se usa um método natural de fertilidade – a única maneira de ter ciclo menstrual – é capaz de ter já sentido a necessidade de viver mais de acordo com as fases cíclicas da lua e do seu próprio ciclo.
Se recorre à contraceção sintética/hormonal – que a inibe de ovular e, logo, de ter menstruações – incentivo-a a experimentar seguir as fases cíclicas como descrevi, por três meses. Isto porque os resultados começam a ser evidentes por essa altura. 

Trata-se de organizar o que e como fazer a cada semana, em função da energia lunar (e do ciclo menstrual, para quem o tem) disponível. Para isso: 

  • Consulte, num calendário com as fases da lua, a fase lunar de cada semana (a primeira semana do mês começa sempre no dia da lua nova); 
  • Identifique as atividades e obrigações que não pode abandonar esse mês, distribuídas por cada semana;
  • Complemente com as atividades associadas à fase da lua dominante por semana;
  • No final do mês, avalie se foi possível equilibrar as tarefas externas com as atividades cíclicas e, se não, perceba como pode melhorar no próximo mês.

É natural sermos sugadas pelas obrigações, já que são múltiplas. Porém, não dá para nos conformarmos. Se dermos um passo de mudança sólido de cada vez, veremos que a maior obrigação é manter-nos bem, para melhor cuidar dos outros e darmos significado à maneira como vivemos. Caminha assim quem tem a energia feminina equilibrada. 

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais