Quando foi a última vez que decidiu e conseguiu parar para fazer algo que o faz verdadeiramente sentir bem? No meio da rotina diária, da correria, encontramos tempo para estar online, para trabalhar, cuidar da casa, da família, mas e tempo para cuidar de nós mesmos? Tempo para fazer algo prazeroso e que nos traga saúde física, mental e emocional?
A maioria de nós vive no futuro, mas numa exigência de que tudo aconteça para ontem. É uma roda-viva, um corre-corre diário, um ritmo alucinante e duro aquele que exigem e exigimos de nós mesmos todos os dias. E, como se não bastasse, para além deste viver permanente no futuro, vivemos muitas vezes com medo desse futuro. É este mesmo medo que nos causa diferentes graus e intensidades de ansiedade.
A ansiedade é, efetivamente, um problema cada vez mais incidente e todos nós, de forma mais ou menos leve, nos sentimos ansiosos em algum momento da nossa vida.
Por isso, venho falar de algo natural, gratuito, acessível e fácil de utilizar para ajudar a minimizar a ansiedade: desenhar e pintar mandalas!
Efeitos terapêuticos das Mandalas na ansiedade:
As mandalas são uma ferramenta que nos ajuda a controlar e, muitas vezes, a eliminar a ansiedade ou picos de ansiedade. Se se permitir tirar alguns minutos do seu dia, aqueles minutos que são vitais para estarmos com nós mesmos, eu vou mostrar-lhe como.
Mandalas vs Ansiedade em 3 pontos essenciais:
- A ansiedade é um estado que nos leva para o Futuro e nos faz preocupar, ou seja, pré-ocupar com algo que não existe. As mandalas são uma ferramenta que nos faz estar no Presente, no aqui e no agora;
- A ansiedade é algo que surge, às vezes aparentemente sem razão, como uma espécie de emoção que traz angústia, dor, tensão e muita insegurança. As mandalas são uma ferramenta que te ajuda a libertar essa dor, a acalmar, apaziguar a dor e te traz segurança e equilíbrio;
- A ansiedade aumenta os níveis de cortisol (conhecida como hormona do stress). A pintura de mandalas, sendo uma atividade relaxante que nos leva a um estado meditativo, produz serotonina (conhecida como hormona da felicidade).
Pintar mandalas – uma terapia complementar e necessária
Pintar mandalas possibilita-nos dar um novo foco ao corpo e à mente e desenvolver novas formas de relaxamento e serenidade. Trata-se de uma meditação ativa, que induz ao relaxamento e a uma conexão interior profunda. Para além disso, este tipo de meditação é ativada pela cor, pela beleza e harmonia da conjugação das cores, que nos afetam de forma positiva do início ao fim do processo.
Cada cor, cada forma, cada traço do desenho e da pintura que criamos fazem com que dentro de nós o “caos” também se alinhe e organize.
Aliada a uma respiração consciente e profunda, produz bem-estar geral, regulando determinados sinais nervosos, melhorando o desempenho de todo o nosso sistema nervoso.
Sem descurar ou minimizar a importância de tratamento ou acompanhamento médico, em algumas situações de ansiedade, a minha proposta é que usemos as mandalas como uma ferramenta complementar na ajuda ao combate da mesma. Para tal, deixo algumas propostas práticas de mandalaterapia. Pode descarregar aqui e usar sempre que se sentir ansiosa/o e usufrua de um bom relaxamento!