Vamos pintar Mandalas e (re)conhecer os benefícios que esta ferramenta tão simples nos pode proporcionar?
Ouvi falar de Mandalas, sensivelmente, há quase duas dezenas de anos, numa época em que a informação sobre o assunto, no mundo ocidental, ainda não era muita. Felizmente, a cada dia que passa, as mandalas têm-se tornado muito populares e é cada vez maior o interesse por estes “desenhos terapêuticos”.
Cada vez mais, as pessoas pintam, desenham e meditam com mandalas, e é já reconhecida a sua grande eficácia e poder de cura, em contextos educativos, artísticos e terapêuticos.
Eu trabalho com mandalas há mais de 15 anos e acredito que são uma importante ferramenta de evolução pessoal, emocional e espiritual, quer para adultos, quer para crianças e jovens.
Mas, então, o que é uma Mandala?
A palavra “Mandala” vem do sânscrito e significa, literalmente, círculo.
Podemos dividir a palavra em duas partes: “manda”, que significa essência e “la”, que significa conteúdo. Assim, uma mandala não é um simples círculo, mas um círculo que contém essência, ou seja, um círculo “mágico”, um círculo pleno de essência.
Para mim, mandalas são pequenos traços no papel e grandes traços para o autoconhecimento. São uma forma de meditação ativa, de evolução pessoal e espiritual, quer seja em forma de desenho, quer em forma de objeto de arte ou de natureza pura.
Mandalas por aí…
Uma mandala é a consciência da energia circular e estamos permanentemente rodeados de mandalas, ainda que nem sempre nos apercebamos: nos astros, nas flores, nas plantas, nos frutos e nas criações humanas, na arte, na arquitetura, na religião. Quase tudo à nossa volta tem forma mandálica.
O universo mandálico é imenso e a (auto)terapia com mandalas – mandalaterapia – pode acontecer de variadas formas: através do desenho, pintura, recorte e colagem, simples contemplação, criação de mandalas na natureza…
Quais são os benefícios das mandalas?
Quando desenhamos ou pintamos uma mandala, a energia desta entra em contacto com a nossa e, desse modo, estamos a iniciar uma forma de meditação. Esta meditação é ativa, pois estamos a levar a cabo uma ação (desenhar ou pintar), num estado de concentração que nos mantém no aqui e no agora. Nesse processo, a nossa mente acalma-se e focaliza-se e o nosso Ser harmoniza-se e equilibra-se, suave e lentamente. É dessa forma que as mandalas nos beneficiam, produzindo um efeito meditativo em nós, equilibrando-nos e harmonizando-nos, a nível físico, mental e energético.
Mandalas e ansiedade e stress
Assim, se tem ansiedade, se vive em stress constante, numa correria permanente, com dificuldades de concentração e atenção, e não consegue meditar, praticar este tipo de meditação é, certamente, uma solução.
Nem sempre é fácil fechar os olhos e estar em silêncio absoluto para quem vive com a mente agitada, por isso, a meditação ativa com mandalas não exige tanto em termos de quietude e acalma a mente, pois, tal como na meditação passiva, acaba por entrar num estado meditativo, voltando-se para dentro, em profunda conexão e relaxamento.
À medida que desenha e/ou pinta, a cada traço, a cada cor usada, o seu universo interno alinha-se, a mente acalma, o corpo relaxa, a serotonina aumenta e os níveis de ansiedade baixam naturalmente.
E que tal experimentar?
Em qualquer altura, em qualquer lugar, em qualquer idade, pintar mandalas é um ritual simples, acessível e eficaz. Não há desculpas para não o fazer.
São inúmeros os benefícios que estas nos oferecem e acredito que usá-las é uma bela forma de abrir o coração para a serenidade, para a criatividade, para a intuição e para o Amor.
Mandalas e crianças
As mandalas são benéficas tanto em crianças e jovens como em adultos. Contudo, podemos considerar que, como a criança cria e se expressa de forma mais natural, pois tem uma imaginação tão ativa, que não necessita de técnicas, será ainda mais fácil para uma criança desenhar ou pintar mandalas e expressar através dos traços e da cor o que lhe vai na alma.
Estimulá-los na pintura de Mandalas e incentivá-los a colori-las, desde cedo, levá-los-á a um melhor e maior desenvolvimento ao nível emocional, cognitivo e comportamental e, inevitavelmente, a transformarem-se em adultos mais saudáveis.
10 Benefícios de pintar mandalas:
Em jeito de resumo, aqui ficam alguns dos benefícios de pintar mandalas:
- Reduz o stress e a ansiedade;
- Aumenta a atenção e a concentração;
- Promove a criatividade e a imaginação;
- Aumenta a autoestima;
- Desenvolve a paciência (requer tempo, tranquilidade e paciência para dar cor às inúmeras formas e figuras do seu interior);
- Promove o equilíbrio mental e espiritual;
- Expande a consciência;
- Ajuda a superar situações emocionais menos positivas (medos, fobias…);
- Melhora a motricidade (sobretudo a fina);
- Apura o sentido estético.