Descobre o prazer de cuidar do planeta

Equipa Planetiers // Fevereiro 8, 2020
Partilhar

O primeiro mês do ano já chegou ao fim e com ele chegaram várias novidades sustentáveis, principalmente para Portugal, com o anúncio da nova zona ZER em Lisboa, da agenda verde para o ano 2020 ou do compromisso de mais de 200 entidades, organizações e empresas de diminuir as suas pegadas carbónicas, no qual a Planetiers foi uma das assinantes. Contudo, chegamos agora a Fevereiro e, se já começámos o ano no caminho certo, há que continuar da melhor forma.

Fevereiro é um mês de melhores dias: já nos passou a recaída após a época das festas, os dias estão a tornar-se (esperemos nós) cada vez mais quentes e já estamos com a cabeça no encanto do Dia dos Namorados e/ou na euforia e diversão do Carnaval.

Apesar de os focos serem vários e as distrações outras tantas, não nos podemos esquecer do essencial: é sempre possível divertirmo-nos ao mesmo tempo que nos mantemos o mais sustentáveis possível. Mas, como posso fazer isso acontecer?

Diversão e sustentabilidade de mãos dadas

Se muitas vezes associamos a sustentabilidade a algo complicado de executar e que nos irá dar imensas dores de cabeça, há que pensar diferente: essa ideia está completamente errada.

Com pequenas alterações de mentalidade (e não só), consegues tornar o teu mês de Fevereiro mais amigo do ambiente, cuidando do planeta enquanto garantes toda a diversão, alegria, família e prazer que estes próximos dias têm para te oferecer. Vamos olhar, como exemplo, para o Dia dos Namorados.

Como tornar o Dia dos Namorados mais ecológico?

Um Dia dos Namorados clássico envolve, na maioria dos casos, um cartão, um ramo de flores, talvez uma caixa de chocolates, um jantar romântico ou uma “escapadinha” a 2 e até, nalguns casais, um presente para comemorar a data.

. Cartões românticos

Se queres mesmo surpreender a tua cara metade com um cartão, porque não fazer o teu próprio através de materiais que tens em casa? É uma solução criativa, que causa uma excelente impressão e que não gasta recursos ao planeta (para além disso, é mais barata).

Caso não consigas mesmo pôr este plano em prática, quando fores escolher um cartão para oferecer, opta por um que seja feito com materiais responsáveis ou reciclados.

. Ramo de flores

São o símbolo mais utilizado nesta data e conseguem mostrar à tua cara metade, de forma fácil, o quão gostas dela. Contudo, um ramo de flores comum não dura mais do que uma semana depois de cortado. Se pensarmos nos milhões de flores que são oferecidas nesta altura pelo mundo fora, que depois acabam no lixo passados alguns dias, estamos a falar de muita água e área de cultivo desnecessária.

E que tal, neste Dia dos Namorados, em vez de ofereceres uma flor já cortada, ofereceres uma flor ou uma planta com flores em vaso, para que a tua alma gémea possa cuidar e, tal como a vossa relação, manter e fazer crescer por muitos e vários anos.

. Chocolates

O chocolate, assim como tantos outros produtos considerados “exóticos”, tem um impacto gigante no planeta: seja pelo transporte que exigem, por muitos estarem associados a desmatamento nos países de produção ou mesmo pelas ligações diretas de algumas marcas à exploração das populações locais e condições de trabalho injustas e pouco dignas.

Não te sugerimos que deixes de tornar este dia mais doce, mas se vais optar por um chocolate, decide por um que seja orgânico e responsável, a partir de empresas que os produzam em comércio justo.

. Jantar romântico

Esquece as escolhas óbvias. Porque não tornar este Dia dos Namorados 2020 memorável com uma experiência nova? São muitos os restaurantes vegetarianos e veganos com ofertas especiais para este dia.

Se não és mesmo fã deste estilo de vida que tem conquistado cada vez mais portugueses, podes optar por um restaurante que tenha produtos de origem animal, mas informa-te sobre como este é gerido: dá preferência a restaurantes que usem produtos locais e evitem o desperdício – já encontras alguns restaurantes 100% zero waste em Portugal.

. Presentes para a tua cara metade

Aqui as sugestões são mais do que muitas e a melhor depende sempre da pessoa a quem estamos a oferecer, qual a fase em que está, interesses e estilo de vida. Contudo, é importante saber que há sempre uma alternativa sustentável para qualquer prenda que possas estar a pensar em oferecer.

Vais tornar o teu mês de Fevereiro mais sustentável?

Em conclusão, é fácil tornar este mês mais sustentável mantendo o teu conforto e entusiasmo no máximo. Basta pensar antes de tomar uma decisão, se existe uma alternativa mais sustentável ou amiga do ambiente – em 99% dos casos, a resposta é sim.

Caso penses que a tua situação se encontra no 1% dos casos, diz-nos o que procuras e com certeza vamos conseguir ajudar-te. 

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais