O que não podes perder na Lisboa Capital Verde Europeia

Equipa Planetiers // Janeiro 29, 2020
Partilhar

2020 é o ano em que Lisboa é Capital Verde Europeia e a primeira vez que a Comissão Europeia premeia uma capital do sul da Europa com esta distinção. Este é o reconhecimento do empenho de Lisboa na organização de uma cidade mais amiga dos cidadãos, com ênfase no desenvolvimento de mais áreas verdes, na eficiência energética e boa gestão de águas.

Lisboa – Capital Verde Europeia

São mais de 70 as iniciativas, exposições, conferências e atividades culturais, que pretendem conectar e consciencializar todos os cidadãos para o tema da sustentabilidade e emergência climática.

Quais os próximos eventos da Capital Verde Europeia?

Com o fim de Janeiro a chegar, já há muito que podes fazer esta semana. Além da inauguração dos primeiros bebedouros inclusivos – aptos para crianças, adultos, pessoas com mobilidade reduzida e animais de estimação –, podes assistir a conferências sobre sustentabilidade e alterações climáticas, e participar num dos 3 workshops de compostagem já planeados na agenda.

Já abriu o Remuseu – Museu da Reciclagem, uma instalação temporária nas Docas de Alcântara, que irá receber vários eventos ao longo do ano.

Até ao próximo Domingo, dia 02 de Fevereiro, podes levar os mais pequenos à exposição Bonecos Salgados, criada com lixo encontrado nas praias.

Que conferências estão planeadas?

Dentro das mais de dez conferências planeadas para este ano, o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, destacou o Planetiers World Gathering como um dos eventos chave a não perder.

O que é o Planetiers World Gathering (PWG)?

O Planetiers World Gathering é o maior evento de inovação sustentável e vai trazer à Altice Arena (23 a 25 de abril) as soluções mais inovadoras para os problemas mais emergentes da Humanidade. Será uma celebração de todos os eventos que o precede, juntando projetos, empresas, governos, organizações e todas as pessoas empenhadas em ter uma mudança positiva no mundo.

Para além do PWG, podes ainda ter acesso a conferências como a Bienal do Ambiente Lisboa 2020 (22 de Março), o Urban Future Global Conference (1 a 3 de Abril) ou a várias conferências que irão acontecer na EU Green Week em Lisboa (1 a 5 de Junho), entre tantas outras.

Participa nas atividades da Capital Verde Europeia

Se não participaste na plantação de árvores durante a inauguração da Capital Verde 2020, no dia 15 de Fevereiro tens mais uma oportunidade. Além disso, sabias que nos dias 30 e 31 de Maio os jardins mais bonitos da cidade de Lisboa estão abertos ao público?

Envolve-te em todas as atividades para este ano verde e sustentável.

Descobre as exposições em Lisboa

  • ONE – o mar como nunca o sentiu – Ainda não foste à nova exposição do Oceanário de Lisboa?  “ONE – o mar como nunca o sentiu” não tem data de encerramento e é uma experiência inédita e imersiva, que conta com 8 meses de filmagens subaquáticas, e nos transporta para a origem da relação entre o Homem e o mar.
  • Grupo de Risco – Desenho em Cadernos e Fotografia – A 12 de março, a Grupo de Risco – Desenho em Cadernos e Fotografia apela à proteção ambiental, com uma exposição de 12 anos de registos de paisagens naturais captadas por professores universitários, através de mais variadas técnicas. 

Mas, há muitas mais exposições para descobrir durante todo o ano.

E há espectáculos?

  • Les Somnambules (22 e 23 de maio) – proporciona-nos uma viagem por um velho bairro destinado a ser demolido, cujos sonhos dos habitantes o transformam numa cidade moderna onde tudo é possível, através de uma espetacular maquete que ganha vida.
  • Paralelo 52S (3 e 4 de julho) – Do outro lado do espectro, Paralelo 52S é a primeira peça de uma trilogia sobre a temática da Celebração dos 500 anos da Circum-navegação de Fernão de Magalhães, que nos leva até à descoberta oceânica e à globalização.

Não percas nenhum dos espectáculos planeados para a Capital Verde Europeia.

Diverte-te nos festivais da Capital Verde Europeia 2020

Não sabias que a Capital Europeia 2020 ia ter festivais? De 25 a 27 de março podes ir ao Lisbon International Music Network, um festival que promove a música popular atual e envolve a cidade de Lisboa num programa que reúne profissionais da música e das indústrias criativas de todo o mundo, com oportunidades de networking, formação e debate sobre a música e o setor cultural.

Já o Natura 2020: Festival Eco-vídeo de Lisboa (18,19, 25 e 26 de setembro) propõe a reflexão, discussão e disseminação de temáticas ambientais e animais.

Queres mais eventos?

Desde atividades para os mais novos, até projetos urbanos, há muitos mais eventos para explorar. Sabe tudo na Agenda da Lisboa Green Capital 2020.

E não percas a oportunidade de estar presente no Planetiers World Gathering, um dos grandes eventos da programação da Lisboa Capital Verde Europeia, organizado pela Planetiers e que ambiciona ser um marco histórico no país e na mudança sustentável urgente que todos precisamos que aconteça.

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais