Papos e olheiras são condições comuns que afetam a aparência da zona dos olhos e estão muitas vezes associadas a fadiga, retenção de líquidos, genética ou até ao envelhecimento. Embora existam diversos tratamentos cosméticos e soluções rápidas disponíveis, o yoga facial tem emergido como uma alternativa natural e eficaz para melhorar o aspeto desta área delicada, promovendo maior firmeza, luminosidade e um ar mais revitalizado.
O que são papos e olheiras?
Muito mais fina do que a das restantes zonas do rosto, a pele do contorno dos olhos é bastante sensível, e os sinais de envelhecimento ou cansaço manifestam-se frequentemente sob a forma de papos e olheiras.
Os papos são caracterizados pelo inchaço debaixo dos olhos, resultante da acumulação de líquidos ou gordura e do envelhecimento da pele. Este problema pode ser exacerbado por fatores como falta de sono, má alimentação, desidratação ou até mudanças hormonais. À medida que envelhecemos, os tecidos ao redor dos olhos tendem a enfraquecer, incluindo os músculos e a pele, resultando na formação de bolsas ou papos. Além disso, a pele perde elasticidade ao longo do tempo, o que contribui para o desenvolvimento destes papos inestéticos.
As olheiras, por sua vez, caracterizam-se por uma desarmonia na cor da pálpebra inferior, que aparece mais escura e pode ser causada por má circulação sanguínea, pigmentação excessiva, stress, hereditariedade, desidratação, cansaço, estilo de vida e envelhecimento. Desta forma, a pele ao redor dos olhos torna-se mais fina e translúcida, evidenciando ainda mais as olheiras.
Como o yoga facial pode atenuar papos e olheiras?
O yoga facial é uma prática que, através da execução de exercícios específicos que tonificam os músculos do rosto e estimulam a circulação sanguínea, promove uma pele mais saudável e radiante. No caso dos papos e olheiras, estes exercícios podem ser particularmente eficazes para melhorar a drenagem linfática, reduzir a acumulação de líquidos, estimular a circulação, fortalecer os músculos das pálpebras e melhorar a firmeza da pele do contorno dos olhos.
A prática regular de exercícios faciais específicos pode fazer uma diferença notável, não só na aparência da zona dos olhos, mas também no bem-estar geral. O yoga facial é, portanto, uma abordagem natural, acessível e com bons resultados para quem procura cuidar da pele e da saúde de forma holística.
Exercícios de yoga facial para incorporar na rotina
Partilho, de seguida, dois exercícios simples, retirados do meu livro Yoga Facial, que pode começar a incorporar na sua rotina de autocuidado já hoje:
. Lifting de olhos
Benefícios:
- Previne e diminui as pálpebras descaídas;
- Preenche a pálpebra tornando-a mais lisa;
- Tonifica e dá firmeza aos músculos da região dos olhos.
Como fazer?
- Coloca as palmas das mãos na testa, ficando a base das mesmas em cima das sobrancelhas, com os dedos a apontar para cima;
- Puxa as sobrancelhas ligeiramente para cima e mantém;
- Expira e olha para baixo em direção ao chão;
- Inspira e volta a olhar para a frente. Repete 10 vezes.
Dica: Verifica no espelho se não estás a enrugar a testa devido à pressão das mãos. Esta deve estar bem lisa durante todo o exercício. Numa fase mais avançada, podes terminar o exercício mantendo os olhos fechados durante 10 segundos, enquanto crias uma resistência suave com as palmas das mãos.
. Bombeio detox
Este exercício é excelente de manhã porque ajuda a reduzir a retenção de líquidos que se acumulam durante a noite.
Benefícios:
- Ativa o sistema linfático e circulatório;
- Ajuda a prevenir e a reduzir papos e olheiras.
Como fazer?
- Com os dedos anelares, faz ligeira pressão na zona da pálpebra inferior;
- Começa na parte interna do olho, afasta ligeiramente e faz nova pressão suave;
- Repete ao longo de toda a linha óssea da pálpebra inferior, durante cerca de 30 segundos.
Dica: As pressões com os dedos devem ser muito suaves e lentas, para drenar o sistema linfático que se encontra à superfície.