Como organizar financeiramente férias com crianças?

Carina Meireles // Maio 24, 2022
Partilhar
férias
férias

As férias estão quase a chegar e chegou a altura de começar a analisar o que precisa com toda a atenção e cuidado. E porque não envolver as crianças neste planeamento? 

Quando falamos em férias é importante que, antes de qualquer outra coisa, comecemos por as organizar em família para garantir que nada irá falhar. Envolver as crianças nesta organização pode ser um verdadeiro desafio, mas garanto-lhe que vale a pena. Porquê? Porque desta forma estará a ajudar os seus filhos a terem uma noção de tudo o que envolve a organização das férias e a importância que o planeamento financeiro tem. 

7 Dicas a ter em atenção para que seja mais fácil orientar e preparar férias com crianças: 

1. Escolha em família uma viagem dentro do orçamento disponível, de acordo com o agregado familiar, para saber exatamente até onde pode gastar. 

Ensine as crianças a terem a noção dos reais gastos que os pais têm com umas férias em família. Desta forma vão ter a noção do esforço que é feito para poderem gastar o valor em causa e perceber quanto tempo terão os pais que ter para voltar a juntar aquele valor depois de regressar de férias.

2. Quando vamos de férias temos de pensar que, se não forem bem programados, os gastos podem ser bem maiores, por isso, e, de forma a termos umas férias descansadas, devemos ter uma organização pormenorizada.

Alguns aspetos a ter em conta na organização das férias:

  • saber quantos dias serão;
  • definir o destino;
  • definir um valor para trazer alguns souvenirs;
  • pensar em possíveis excursões. 

Tudo é importante e ajuda a ter uma noção o mais aproximada possível da realidade dos custos. Quando estamos a fazer as contas, para ajustar o nosso orçamento, devemos ter em consideração tudo que que faz parte da viagem: transporte; alimentação – que dependendo dos destinos é aconselhável pensão completa, principalmente quando vão crianças; passeios em família – onde existem pacotes como, por exemplo, nos cruzeiros, que onde paramos já estão incluídos no custo total.

3. Já tem algum valor de parte? 

Esta deve ser a primeira coisa a fazer com antecedência, para agora ajudar a decidir nos gastos que vai ter em família. Programar as férias com antecedência é muito importante e ainda mais se a família for numerosa. 

4. Compre as viagens online em sites onde possa comparar preços e condições, porque consegue preços muito interessantes se comprados com antecedência e pode comparar analisando o que mais se identifica.

Depois é só decidirem em família para onde querem ir e que promoção é a mais interessante considerando a relação custo-benefício.

5. Quando a escolha do destino estiver feita, tente ao máximo usufruir de visitas gratuitas – a museus, teatros, etc..

Verifique bem se essas visitas estão incluídas no pacote da viagem a um custo mais elevado. Vai ver que consegue sempre poupar mais algum e nas férias faz sempre jeito.

6. Opte por levar sempre algum dinheiro consigo para imprevistos, mas sempre pouca quantidade, de forma a também não incentivar a custos acrescidos.

Não se esqueça que esse valor em dinheiro deve estar contabilizado no seu orçamento.

7. Leve roupas práticas e confortáveis principalmente para as crianças e evite gastar dinheiro em roupa nos destinos, porque acaba sempre por fugir do orçamento.

Mesmo em férias, todas as contas contam!

Aproveite bem as férias porque, com a devida organização e planeamento em família, tudo se torna mais fácil.

Boas férias!

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais