Não podemos controlar tudo – Adote a flexibilidade na gestão consciente do tempo
Pode ter o seu dia planeado ao segundo, seguindo todas as estratégias de planeamento consciente; contudo, há algo muito importante que nunca deve desvalorizar: não conseguirá controlar tudo, todos os dias. Não controlará imprevistos, filas de trânsito, doenças, atrasos de reuniões, comportamentos desafiantes dos seus filhos, ou mesmo sobre aquele amigo que telefona e precisa de mais tempo para desabafar. Estes acontecimentos podem obrigá-lo a alterar o seu planeamento consciente ou impedir o seu cumprimento à risca. É por isso que a flexibilidade é um dos «superpoderes» fundamentais neste processo de gestão consciente do tempo.
Mindset positivo e flexível
Aceitar que o mundo e as pessoas à nossa volta estão em constante alteração, assim como aceitar o desconhecido e a mudança, é abrir a porta à oportunidade de experimentar algo novo e de nos desafiarmos.
Podemos definir flexibilidade como a capacidade de nos adaptarmos a qualquer circunstância mantendo uma postura positiva e colaborativa. Mas não se engane, se não incorporar a atenção plena na sua vida e não for deixando de lado o «piloto automático», esta flexibilidade pode ser traduzida em reação e não em ação. O que quero com isto dizer é que, quando temos a noção de que algo nos está a acontecer, temos a possibilidade de decidir o que fazer perante essa situação e estamos, assim, a agir.
Ao ser flexível, será mais capaz de lidar com os vários desafios não programados, sem perder o foco ou a energia nos seus objetivos. Assim, perante os vários estímulos com que o mundo frenético que nos rodeia nos bombardeia, em que impera a «tirania do mais e do urgente», a qual potencia alterações que exigem uma adaptação constante da nossa parte, é este mindset flexível, esta mentalidade adaptativa que lhe irá permitir reagir de forma eficaz a essas circunstâncias, fazendo uma adequada gestão da mudança, focada nos seus objetivos, sempre guiada pelo seu propósito e valores (aquilo que chamo de «o nosso GPS»).
Como desenvolver um mindset flexível e positivo, e colocá‑lo em prática no dia a dia?
Deixo-lhe algumas pistas:
- Aceite contratempos e mudanças. Vivemos num mundo em constante alteração. Aceitar o desconhecido e vê-lo como uma oportunidade de experimentar algo novo é fundamental;
- Não encare as consequências de um contratempo inesperado como erros. Falha, fracasso e erro são palavras com conotações negativas que levam a um estado interno de desmotivação, vergonha, impotência e tristeza, além de uma atitude de autocrítica, com reflexos no seu comportamento e nos outros. Acredito que a maior parte dos contratempos inesperados nos trazem uma aprendizagem associada e acrescentam valor à nossa vida;
- Adote uma postura confiante e persistente até atingir o objetivo desejado;
- Envolva outras pessoas. Perante uma situação desafiante não chame a si toda a responsabilidade. Partilhe com os outros os seus pontos de vista, preocupações e soluções. Procure conhecer a perspetiva de outras pessoas sobre o acontecimento. Desta forma estará a permitir a abertura a novas perspetivas, experiências e ideias e, até, a partilha de responsabilidades.
Tome nota: Um mindset flexível e positivo contribui para que abrace o seu crescimento individual, a mudança e inúmeras possibilidades.