Como cuidar da visão das crianças?

Cláudia Bacalhau // Julho 5, 2021
Partilhar
visão das crianças
visão das crianças

A preocupação dos pais e dos educadores face à saúde visual dos mais novos é cada vez maior. Mas, como cuidar da visão das crianças?

Aqui pretendo ajudar com alguns conselhos que promovem/acautelam uma boa visão.

4 Dicas para cuidar da visão das crianças:

1. Garantir rastreios/consultas atempadas

Muitos problemas visuais não dão sinais ou sintomas (o exemplo clássico é o da criança que tem uma visão excelente de um olho apenas), pelo que todas as crianças devem ser observadas. Assim se garantem diagnósticos precoces e se evitam situações progressivamente mais difíceis de tratar (como a ambliopia – olho preguiçoso). Se não houver motivo para uma observação anterior, pelo menos entre os 3 e os 4 anos está recomendada a avaliação da saúde visual infantil, e posteriormente aquando da entrada no 1º ciclo.

2. Atividades de ar livre

Os estudos mostram que crianças que passam 15h/semana em atividades ao ar livre têm menor propensão em desenvolver miopia. Regra geral, costumam recomendar-se um mínimo de 2h/dia de permanência no espaço exterior, com ou sem atividade física. A miopia é um dos principais erros refrativos em idade pediátrica e continua a aumentar a sua prevalência em todo o mundo.

3. Gerir tempos de monitores

Numa sociedade em que o digital está sempre presente, as crianças são apresentadas a monitores em idades cada vez mais precoces. Existem já orientações internacionais sobre os tempos máximos aconselhados por faixa etária. A sobrecarga de atividades de focagem ao perto aumenta a possibilidade de usar óculos, nomeadamente por aumentar o risco de desenvolver miopia. Além disso, a visão prolongada em monitor pode propiciar queixas oculares (olho vermelho, secura, sensação de desconforto), pelo que se aconselham pausas periódicas.

4. Proteger da radiação nociva

Uma exposição ponderada à radiação solar não traz malefícios oculares. Em exposições solares mais prolongadas ou com maior intensidade de raios UV, a proteção ocular está indicada: evitar as horas de maior radiação e preferir as sombras, bem como o uso de chapéu que faça sombra sobre o rosto (privilegiar chapéus de abas). Se a criança tolerar, podem ser usados óculos de sol, devendo estar garantida a qualidade do filtro (filtrar os UV a 100%). 

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais