A Amazónia despertou o mundo, colocou o mundo de frente para a urgência de cuidar e respeitar do nosso planeta, ele tem sofrido bastante com os exageros humanos, com o consumo exacerbado de todos os seus recursos. E, os despertares são muito positivos – eles movem-nos, empurram-nos para a rápida mudança, levam-nos à ação.
Pela Amazónia, pelo mundo!
E, assim, pela Amazónia, pelo mundo, por todas as espécies que habitam a Terra, em Setembro nasceram nas redes sociais movimentos incríveis, verdadeiras missões que nos levam a todos nós à urgência de cuidar, respeitar e amar a nossa “verdadeira casa” – o planeta azul.
Hoje é o dia da Amazónia e, por isso, hoje (tal como em todos os dias) vale a pena recordar o que tu podes fazer diferente.
O que posso fazer de diferente para ajudar o nosso planeta?
. Setembro sem carne
Junta-te ao movimento “Setembro sem carne” (#setembrosemcarnept), uma iniciativa que partiu das nutricinoistas Ana Isabel Monteiro, que conduz a página de Instagram “laranja.lima.nutrição”, e Bárbara Oliveira.
O objetivo é consciencializar para a redução da carne, já que a Amazónia tem estado a sofrer precisamente pelo negócio da agropecuária, como falei no último artigo. Neste movimento, que junta 13 pessoas, são-te oferecidas 30 receitas (uma para cada dia do mês).
. 2 meses sem desperdício
Para além deste movimento, nasceu outra grande missão, esta saída do meu coração apertado que sentiu que não poderíamos continuar a viver como se nada fosse, voltando à nossa rotina e esquecendo que efetivamente soaram as sirenes para nos ensurdecer de forma a que não nos esqueçamos deste alarme – é preciso mudar, é preciso ter consciência de que estamos a esgotar os nossos recursos. Dei por mim a ler, a estudar horas a fio sobre as indústrias mais poluentes do nosso planeta e a vontade de entrar em acção tornou-se tão forte que desafiei 9 mulheres a criar comigo o projecto ambicioso “2 meses sem desperdício” (#2msemdesperdicio).
O objetivo é mostrar às pessoas durante estes dois meses – Setembro e Outubro – o que está a acontecer ao mundo com os nossos excessos, e oferecer também soluções viáveis que demonstrem que nós não precisamos sair a correr para comprar algo.
Durante 6 dias, ao longo destes dois meses cada uma de nós tem a missão de dar a conhecer às pessoas as consequências do excesso de consumo em variadas áreas da nossa vida (roupa, comida, plástico, são alguns dos muitos temas em cima da mesa do #2msemdesperdicio) apelando, assim, à consciência e à mudança. Pretendemos com isto que as pessoas estejam o mais informadas possível, pois sem informação, não há consciencialização.
Na imagem abaixo podes ficar a conhecer tudo o que vai ser abordado, bem como todas as mulheres envolvidas nesta missão por um mundo melhor!
Durante esta semana está a decorrer nas minhas páginas de Instagram e Facebook o tema Fast Fashion – arrancamos com a Indústria têxtil já que esta é uma das mais poluentes do planeta, contudo, é também uma das que as pessoas mais consomem.