Acredito profundamente que a massagem devia ser algo tão natural na nossa vida como comer ou dormir, acima de tudo, por causa dos incríveis benefícios físicos e psicológicos que a terapia através do toque tem.
Enquanto que no mundo ocidental a massagem é vista como um luxo ou algo a recorrer quando se tem uma dor, no Oriente a massagem é algo que faz parte do dia a dia de todos, onde famílias incutem as massagens desde pequenos.
Quais são os benefícios das massagens?
Dezenas de estudos por todo o mundo constatam que os níveis de cortisol – a hormona do stress – caem mais de 31% após uma massagem e que os níveis de dopamina e serotonina aumentam bastante. Para além disto, a terapia através do toque alivia tensões e dores, e aumenta o fluxo sanguíneo em áreas do cérebro que estão associadas à regular o humor e a ansiedade. E a automassagem entra também nesta equação de benefícios.
Torne a automassagem um ritual para o seu final de dia
Ora ganhar o hábito de aplicar uma automassagem quando termina o seu dia e antes de se deitar é um ritual maravilhoso para ajudar a relaxar e dormir melhor.
E como fazer uma automassagem simples e eficiente?
- Comece por passar as suas pernas por água fria com o chuveiro de baixo para cima para estimular a sua circulação. Se tem um trabalho onde passa a maior parte do tempo sentada esta é uma excelente forma de estimular a sua circulação. No Verão este ritual deve ser obrigatório para quem sofre com o calor e pernas inchadas.
- Coloque uma música agradável, desligue o telemóvel e sente-se na sua cama. Com as duas mãos suba desde o tornozelo até ao início do joelho com uma pressão razoável. Repita este movimento 5 vezes de forma lenta e consciente juntando uma respiração profunda. Depois faça o mesmo na outra perna.
- Com os dois polegares comece a fazer uma massagem na planta do seu pé, desde o calcanhar até à base dos dedos dos pés. Aqui deve incutir uma boa pressão, pois os pés a par dos ombros são as áreas do nosso corpo que mais sofre com o stress. Repita este movimento 5 vezes e depois faça uma massagem individual a cada dedo.
- Agarre o pulso esquerdo com os dedos da mão direita e comece a fazer movimentos circulares com o seu polegar direito. Depois vá subindo lentamente ao longo da mão até ao dedo mindinho. Volte ao pulso e comece a subir novamente em movimentos circulares para o dedo anelar e faça o mesmo para todos os dedos voltando sempre ao pulso. No fim com a mão direita fechada, estique a mão esquerda e dê algumas pancadas leves para ativar a circulação e o seu sistema sensorial.
- Esfregue as suas mãos até aquecerem e coloque-as depois no final da sua cervical junto aos ombros. Depois comece a subir as suas mãos ao longo do pescoço com uma boa pressão para aliviar as tensões acumuladas na cervical. Suba até à base do seu crânio. Volte a repetir este movimento 5 vezes
- Por fim, coloque os dedos das duas mãos no centro da sua testa entre as sobrancelhas, comece lentamente a deslizar os dedos em direção oposta ao longo da testa e termine nas têmporas com movimentos circulares. Este é um movimento muito prazeroso que poderá fazer quando sentir enxaquecas. Repita este movimento 5 vezes e está pronta para uma noite descansada.
Dica: Se gostar de óleos essenciais sugiro que coloque um pouco de óleo de lavanda na sua almofada para dar o toque final depois da sua massagem.
Nota: Fotografias por Margarida Pestana.