Adeus olheiras e inchaço!

Mafalda Pinto Leite // Maio 3, 2024
Partilhar
olheiras inchaço
olheiras inchaço

Quer sejam consequência de uma noite mal dormida ou de uma semana particularmente stressante, a verdade é que os olhos cansados são um mal comum a muitas de nós, e podem afetar (muito) a nossa auto-estima. E, ainda que disfarçar com um pouco de maquilhagem seja um quick fix para quando queremos um look mais desperto e luminoso que não grite “tive mais uma noite de insónias”, não há nada como ir à raíz do problema e procurar soluções mais naturais.

Aqui, partilhamos cinco dicas para diminuir a aparência das olheiras e o inchaço, e assim alcançar um olhar mais iluminado.

5 Dicas para diminuir as olheiras e o inchaço

1. Durma melhor 

É possível que já tenha notado que quando não dorme bem e horas suficientes, as suas olheiras ficam ainda mais visíveis. Por isso, e para evitar aquele “ar” de cansada que nenhuma de nós gosta, é importante dormir sete a nove horas por noite. 

Outro truque para ajudar a minimizar o inchaço na zona do contorno de olhos é dormir de barriga para cima, com a cabeça ligeiramente elevada.

Se sente que acorda a meio da noite e não consegue voltar a adormecer experimente beber algo que a vai ajudar a combater o stress e a aliviar a tensão acumulada, promovendo também um sono profundo e tranquilo, ideal para quem sofre de insónias e/ou sente que acorda sempre cansada.

2. Aplique um cuidado específico

A pele delicada do nosso contorno de olhos é a primeira a mostrar sinais de idade (como linhas finas e rugas), desidratação e todos os efeitos de um estilo de vida atarefado, frequentemente caracterizado por stress, falta de sono e exposição aos mais diversos poluentes. Minimizar a aparência das olheiras e do inchaço passa não só por olhar atentamente para a nossa saúde e para os nossos hábitos diários, mas também por aplicar um cuidado específico para esta zona delicada

Escolha um produto que ofereça uma hidratação especial e profunda ao contorno dos olhos, que reafirme, previna o aparecimento de linhas e rugas, e atenue as olheiras e o inchaço. 

3. Refresque a zona do contorno de olhos 

Normalmente associamos “aplicar gelo” para diminuir o inchaço. Essa “regra” também se aplica à zona dos olhos. Pode optar por usar uma compressa fria como um rolo facial acabado de sair do frigorífico, sacos de chá ou até cubos de gelo embrulhados na sua toalha facial. Estas dicas podem também ajudar com as olheiras já que ajudam a encolher vasos sanguíneos dilatados. Inflamação de vasos sanguíneos nem sempre é a razão primária de olheiras, mas pode ser em especial se dormir mal ou deitar-se tarde. 

Alguns benefícios sobre as pedras dos rolos faciais?

  • Quartzo rosa: um cristal usado para aliviar a tensão e a ansiedade; 
  • Jade: ajuda a equilibrar a pele e o organismo a libertar toxinas. Relaxa ainda toda a zona dos olhos, atenuando o inchaço e as olheiras e aliviando a tensão muscular e até dores de cabeça!

4. Use protetor solar o ano todo

Utilizar protetor solar todos os dias é um passo essencial para proteger a pele dos danos solares — e, sim, deve aplicá-lo mesmo em todo o rosto, incluindo ao redor dos olhos, em especial logo pela manhã e reforçando a aplicação ao longo do dia para criar uma cobertura ideal e maximizar a proteção desta zona sensível e delicada. Opte por um produto que ofereça uma proteção máxima UVA/UVB, de modo a preservar a elasticidade e juventude da sua pele. Dê ainda preferência a fórmulas nutritivas, regeneradoras e reparadoras, que possam ser aplicadas no contorno dos olhos e adequadas a peles sensíveis. 

5. Detox fígado

Um dos maiores culpados do aparecimento de olheiras é o fígado. Quando o nosso fígado está “entupido e cansado” não consegue fazer um detox correto e tão frequentemente como necessário. Os sintomas podem manifestar-se na pele, incluindo em forma de olheiras.   

Existem algumas plantas medicinais que podem ajudar

  • Cardo-Mariano – melhora a função do fígado e aumenta os antioxidantes como a glutationa, um agente desintoxicante;
  • Spirulina – Impulsiona o funcionamento do fígado, essencial no processo de desintoxicação;
  • Erva-Trigo – fonte rica de clorofila, essencial para ajudar a remover toxinas e impurezas do sangue, apoiando o regular funcionamento do fígado.

Diga adeus as olheiras e ao inchaço!

Ao integrar estes cuidados na sua rotina diária irá melhorar a aparência da pele ao redor dos olhos, recuperando a luminosidade e a vitalidade do seu olhar.  Lembre-se que a consistência é a chave para o sucesso; ou seja, ao aplicar estas estratégias regularmente, poderá ver melhorias notáveis e duradouras. Cuide dos seus olhos com a mesma atenção que cuida do resto do seu corpo e desfrute dos benefícios de se sentir e parecer mais saudável e revitalizada.

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais