A importância do mealheiro para as crianças

Carina Meireles // Outubro 31, 2021
Partilhar
mealheiro
mealheiro

Para que no futuro se tornem adultos mais responsáveis e saibam gerir as suas próprias finanças da melhor forma, é importante ensinar desde cedo o valor do dinheiro às crianças. E porque não começar pelo mealheiro? Pois saiba que esta é uma forma das crianças começarem a olhar para o dinheiro com outros olhos. 

O mealheiro é um amigo que as crianças podem ter durante anos e anos, e que está sempre pronto para receber dinheiro. Muitas são as crianças que, quando têm um mealheiro, gostam de o ter por perto e olham para ele com admiração. E, cada vez que lá colocam uma moeda ou uma nota, gostam de saber quanto é que têm lá dentro. 

Mostrar às crianças o quão importante é ter um mealheiro e perceber para que este serve é algo que deve ser acompanhado pelos pais. 

É certo que as nossas crianças aprendem muito na escola e é igualmente verdade que também aprendem muito em casa. Logo, a família tem, sem dúvida, um papel fundamental na relação da criança com o mealheiro. Isto porque, muitas vezes, é através do exemplo que vão percebendo a importância do dinheiro

Se, por exemplo, os pais tiverem um mealheiro, podem introduzir esse conceito com muita mais facilidade. Assim, as crianças começam a perceber que, em vez de pedirem prendas aos pais, podem elas mesmas juntar para comprar ou para poupar. Desta forma, os pais estão a ajudar a criar sentido de responsabilidade, o que faz também com que as crianças se sintam importantes em todo este processo de aprendizagem.

Esta é uma forma de os incentivar a realizar os seus próprios sonhos.

Mostrar como é bom juntar dinheiro para comprar as nossas coisas, explicar quanto é que precisamos de juntar para comprar isto ou aquilo, quanto tempo será necessário até chegar ao valor pretendido, etc., são conceitos a ter em conta na aprendizagem das crianças no seio da família. E, aliando estas aprendizagens a constantes incentivos dos pais, estamos a ensinar-lhes que podem eles mesmos realizar os seus sonhos. 

Dicas para que as crianças percebam a importância do mealheiro:

1. Crie objetivos com as crianças

Para uma criança é mais fácil e mais cativante saber que vai conseguir comprar algo se juntar para essa finalidade. Torna-se mais estimulante a criança definir um objetivo com a ajuda dos pais, percebendo quanto precisa juntar e quanto tempo precisa para lá chegar. A partilha em família é fundamental para que a criança perceba também que existem objetivos mais difíceis do que outros, mas que juntos podem chegar lá. 

Uma dica adicional: faça um acompanhamento regular com a criança e incentive a poupar, por exemplo, uma parte da semanada ou mesada Explique que a poupança deve existir também, porque se gastar tudo vai ter que recomeçar novamente. Assim, a criança irá perceber rapidamente a importância da criação de prioridades nos seus gastos e com o tempo aprenderá a gerir cada vez melhor o seu dinheiro. E, isto, claro, sempre com o devido acompanhamento dos pais, que é um factor essencial. 

2. O dia do mealheiro

Este dia pode e deve ser partilhado em família. Pode ser de quinze em quinze dias ou uma vez por mês. Nesse dia, a criança deve ter noção de como está a crescer o seu dinheiro no mealheiro, qual o valor que tem, quanto falta para o seu objetivo, etc.. O ideal será ter uma lista num quadro, onde, com a ajuda dos pais, a criança vai registando quanto lá coloca e quando for o dia do mealheiro é hora de olhar para as contas e perceber quanto falta em valor e tempo para concretizar o objetivo traçado.

Milla & Família

E, se as crianças podem e devem crescer a saber o valor do dinheiro, porque não ter um blog que ajuda pais e crianças de forma didática e divertida? Foi para isso mesmo que surgiu o Milla & Família. Este blog pretende ser um apoio na educação financeira das suas crianças, incentivando a que este seja um processo vivido em simultâneo por pais e filhos.

Os conteúdos são adaptados a cada idade e são de fácil leitura e compreensão. Isto porque ao simplificar conceitos, como a ideia de poupança, a diferença entre querer e precisar ou até mesmo a gestão cuidada daquilo que os pais dão de forma a gerirem o seu dinheiro – a semanada ou mesada -, vai ajudar as crianças a serem adultos mais responsáveis no futuro.

Juntos conseguimos chegar longe e no que toca à educação financeira com as crianças, o que fará toda a diferença para a criação de um futuro melhor.

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais