Como aproveitar o verão de forma equilibrada (e feliz!)

Joana Pinho // Julho 14, 2025
Partilhar
verão
verão

Verão é sinónimo de sol, praia, férias e, claro, gelados! Para muitos, é a estação mais aguardada do ano. Para outros, que estão num processo de perda de peso ou a tentar criar e manter bons hábitos alimentares, é um causador de ansiedade. A boa notícia é que não é preciso escolher entre viver o verão de forma prazerosa e leve ou manter uma alimentação equilibrada. É possível conjugar os dois, com flexibilidade e sem culpa!

No verão saímos da nossa rotina habitual, vamos de férias, fazemos e comemos coisas diferentes e está tudo bem com isso. Aliás, é aconselhado, porque fugir da rotina faz parte de um estilo de vida saudável. O segredo para manter o equilíbrio é fazer escolhas conscientes e não cair no extremismo do “agora é tudo ou nada”. Ou seja, não tens de abdicar do teu gelado preferido. No entanto, tens opções muito mais leves do que os cones cheios de cobertura e recheio, se quiseres fazer uma escolha mais consciente ou consumir gelados com maior frequência. 

Gelados – Quais as melhores escolhas?

Os gelados de gelo, gelado de leite com fruta ou mesmo um mini gelado infantil são boas alternativas que podem ter menos de 100 kcal, uma diferença gigante face aos gelados mais calóricos que podem ter 300 a 400 kcal ou até uma bola de Berlim que pode chegar às 500 Kcal!

E quanto à bola de Berlim… 

Para muitos é tradição comer uma bola de Berlim na praia. Se for o teu caso ou se te apetecer, podes comê-la, saboreando e aproveitando o momento com prazer e sem culpa. No entanto, se vais de férias uma semana não precisas de comer uma bola todos os dias, certo?

Podes fazer sempre escolhas inteligentes que te garantam prazer sem prejudicar os teus  objetivos.

Por exemplo, na esplanada também tens opções interessantes e menos calóricas, como café com gelo (menos convencional, mas delicioso!), água com limão e hortelã ou frize light. Para petiscar, os tremoços, azeitonas, percebes ou moelas são excelentes alternativas. Se quiseres algo mais composto, pensa em wraps de frango grelhado, saladas completas (sem molhos pesados e atenção às “saladas bomba”, que têm mais calorias que uma pizza!) ou sandes em pão escuro com recheios simples e saciantes.

Nas férias, com uma rotina diferente é natural fazeres menos refeições por dia. Se estás a dormir mais ou a fazer refeições com maior quantidade, não precisas forçar os lanches habituais. Escuta o teu corpo.

Tenta intercalar as refeições mais indulgentes com mais leves. Por exemplo, se jantaste uma pizza deliciosa à beira-mar, no dia seguinte, ao almoço, podes escolher um prato de peixe grelhado com salada e arroz. Lembra-te: não vais estragar a tua jornada por saborear um prato típico, uma sobremesa especial ou brindar com vinho. A culpa não tem lugar à mesa. Escolhe com intenção. Come devagar. E aproveita cada momento — porque isso também é saúde.

Se vais passar o dia fora, numa caminhada, passeio ou a estender a toalha na praia, prepara um mini “kit sobrevivência” para levares contigo com alimentos que te vão ajudar a manter uma alimentação equilibrada. É muito prático e vai evitar decisões impulsivas de última hora! 

Podes incluir: 

• Fruta fresca (maçã, pêssego, uvas, cerejas…); 

• Fruta desidratada em saquetas individuais (20g); 

• Queijinhos Babybel, mini mozzarellas ou iogurte proteico; 

• Tortitas de arroz ou milho, gressinos, tostas; 

• Frutos gordos (amêndoas, caju, avelãs…); 

• Barras proteicas com poucos açúcares; 

• Gelatina fresca com fruta; 

• Snacks no frasco: iogurte natural, aveia, sementes de chia e morango — delicioso!

Adapta a atividade física às férias.

Para além disso, não tens de “compensar” o jantar com uma corrida no dia seguinte. Em vez disso, faz uma caminhada ao fim da tarde, nada no mar, brinca com os miúdos, explora a vila a pé, sobe as escadas em vez de usar o elevador. São todas ótimas formas de te manteres ativa com prazer. O que importa é mexeres-te, não precisa de ser obrigatoriamente um “treino”.

Outro aspeto essencial é a hidratação! 

Por isso, anda sempre com uma garrafinha de  água atrás. Se não fores fã de água simples, junta-lhe rodelas de limão, pepino ou folhas de hortelã. A hidratação é ainda mais importante em dias de calor e sol.

Acima de tudo, lembra-te disto: férias não são para contar calorias. São para criar  memórias. 

Por isso, em vez de te focares no que “não podes”, escolhe o que te faz bem, o que te sabe bem e o que te ajuda a continuar a sentir-te no teu melhor, mesmo fora da  rotina.

Aproveita o verão com prazer e equilíbrio. 

Não se trata de perfeição, mas, sim, de viver de forma consciente. E acredita: um verão equilibrado é um verão bem mais saboroso, por dentro e por fora

Ler mais

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais