5 Truques para uma alimentação saudável em casal

Maria Gama // Setembro 19, 2020
Partilhar

Um estilo de vida saudável deve ser praticado por todos nós, quer queiramos ou não, perder peso. Oiço muitas vezes em consulta que não é possível ter uma alimentação saudável quando o(a) nosso(nossa) parceiro(a) não a tem, mas não concordo. Porquê? Porque todos devemos ter uma alimentação saudável e não apenas um membro da família. Ou seja, não devem existir bolachas de chocolate, batatas fritas ou merendas em casa para nenhum de nós.

No início da relação existem vários jantares fora (muitas vezes com direito a entradas, prato, sobremesas e bebidas). Quando vão morar juntos, existe a adaptação à mudança e há partilha de refeições. Claro que esta adaptação demora algum tempo e não acontece de um dia para o outro. Mas, se existir um esforço de ambos, tudo se consegue.

É importante que ambos tenham uma alimentação saudável.

De certeza que já pensou que a perda de peso ou, até mesmo, o controlo de peso é muito mais fácil quando existe ajuda. É importante que, tanto um como outro, percebam a importância de ambos praticarem uma alimentação saudável e, por isso mesmo, que não façam compras e/ou refeições distintas. Tal como acontece com qualquer pessoa, se estiverem ao pé de nós a comer um alimento de que gostamos muito, mas que não devemos consumir diariamente, é muito mais difícil resistir. Deixemos o consumo desses alimentos para fora de casa, quando vamos, por exemplo, lanchar à pastelaria ou jantar ao restaurante preferido.

“Mas, então, vou ter de fazer refeições diferentes para mim…”

Claro que não! A comida é igual para todos, com algumas diferenças, mas nas quantidades, e, claro, dependendo se existe alguma restrição alimentar. Não é porque não queremos perder peso que temos de fazer batatas fritas, rissóis, croquetes, bacalhau com natas para os que vivem connosco.

Partilhar as refeições

É importante que partilhem as refeições que realizam em conjunto, ou seja, as refeições serem iguais para os dois. E, ainda mais importante, perceber que se alguém do casal quer perder peso, o(a) companheiro(a) é fundamental para que esse objetivo seja cumprido e para que exista motivação.

5 Truques para uma alimentação saudável em casal:

  1. Planeiem em conjunto: Falem entre os dois e definam as refeições para toda a semana. É importante que tanto um como outro façam refeições que lhes agrade, ou seja, um de vocês cede hoje, o outro amanhã. Se fizerem refeições diferentes para os membros da família é muito provável que desistam, pois não é sustentável ao longo do tempo. Se precisarem de diversas ideias de ementas mensais, incluindo as receitas, podem ver aqui os diversos ebooks desenvolvidos por mim;
  2. Partilhem a cozinha: Aproveitem para cozinhar em conjunto. Além de ser uma ótima estratégia para partilhar a confeção das refeições, podem aproveitar para conversar e contar como correu o vosso dia. Preparem logo as marmitas e as lancheiras para o dia seguinte enquanto fazem o jantar;
  3. Conversem: Se alguém do casal está a tentar perder peso, é fundamental que tal seja explicado ao parceiro. Pode crer que é muito mais fácil para que este o ajude e incentive ao longo dos dias. Além disso, também pode ser uma boa estratégia para que todos em casa comecem a ter uma alimentação mais saudável. Pode ser que comece a receber mensagens durante o dia a dizer: “Já bebeste água?”; 
  4. Objetivos: Estabeleça objetivos com o(a) seu (sua) companheiro. Se ambos tiverem um objetivo comum, vão ambos querer cumpri-lo. Por exemplo, podem combinar tomar o pequeno-almoço juntos (caso o horário seja coincidente); prepará-lo de véspera ou até enviar fotografias do almoço um ao outro. Além disso, por exemplo, combinar 3x por semana caminhar a seguir ao jantar;
  5. Jantar fora: É possível fazê-lo e de forma saudável. Cada vez mais existem restaurantes com menus interessantes que permitem ter uma refeição fora de casa igualmente saudável e saborosa, e, além disso, romântica. Sentem-se e escolham antecipadamente o restaurante, de acordo com os vossos gostos e de acordo com o menu. Se um membro do casal quiser uma sobremesa é importante que exista um incentivo do outro lado para que não seja um doce ou um bolo, mas, sim, uma peça de fruta ou uma salada de fruta. Se for mesmo impossível, que tal partilharem? Até é mais romântico.

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais