7 Segredos do sucesso das mulheres líderes

Isabel Canha e Maria Serina // Novembro 20, 2023
Partilhar
mulheres líderes
mulheres líderes

As mulheres fazem um bom trabalho e aguardam pacientemente pelo reconhecimento. Mas esta estratégia raramente é bem-sucedida. Que comportamentos e hábitos têm as mulheres líderes perante a carreira e a vida que explicam que elas tenham atingido o topo, quando muitas outras ficaram pelo caminho? “De trainee a CEO” é um livro indispensável que revela os 7 segredos do sucesso das mulheres líderes.

Com base em centenas de entrevistas e conversas com gestoras, empresárias e empreendedoras feitas ao longo das diversas fases das suas carreiras, identificámos o que têm em comum as mulheres que chegam ao topo e decidimos partilhar esse conhecimento no livro “De trainee a CEO”.

Estes são os 7 segredos do sucesso das mulheres líderes: 

1. Trabalham com e por paixão. 

Estas mulheres perseguem um sonho e não desistem desse fito. Têm paixão por aquilo que fazem e trabalham muito e bem, com brio e dedicação. A regra básica para ter sucesso profissional é ser-se competente, ter um bom desempenho, entregar valor e resultados à empresa. Não há atalhos.

2. Investem na sua visibilidade. 

As mulheres líderes sabem que não bastam as competências técnicas para chegar ao topo. É preciso fazer-se ouvir mais nas reuniões, participar, com conteúdo e conhecimento, não recear emitir opiniões que vão contra a maioria, oferecer-se para iniciativas em que ganhem exposição — dentro e fora da empresa — para que a sua competência se torne visível para um maior número de pessoas. 

3. Ganham confiança e arriscam, agarrando as oportunidades. 

Podem ter medo, mas não se deixam paralisar por ele: aceitam a promoção ou o projeto importante que lhes pedem para liderar, agarram as oportunidades e não recusam um desafio, se ele representar uma oportunidade de se desenvolverem. Só desta forma vão acumulando experiências e ensinamentos. Estas mulheres saem da zona de conforto, porque é aí que o crescimento acontece. 

4. Conciliam a carreira com a vida profissional, sem complicar. 

As mulheres que chegam ao topo sabem que não são super-mulheres — umas vezes dão mais à carreira, outras vezes à família —, e que os filhos crescem equilibrados e orgulhosos da mãe que têm. São organizadas, recrutam uma rede de apoio, e aprenderam a não se culpabilizar por não conseguir estar em todas as frentes com a mesma intensidade ao mesmo tempo. 

5. Fazem networking

Não investir no networking é um ponto fraco comumente apontado às mulheres em geral. Elas próprias o reconhecem, dizendo que não têm tempo nem disposição para fazer contatos em eventos fora da hora de trabalho. As mulheres que estão no topo são, em regra, boas networkers, ou, pelo menos, são melhores a fazê-lo do que a maioria das gestoras.

6. Têm mentores. 

Assim como o talento não é suficiente para o desempenho de excelência dos desportistas ou dos artistas, são precisos treinadores, professores ou mestres, também os executivos (homens ou mulheres, é indiferente) para chegarem ao topo ou melhorarem o seu desempenho profissional e/ou enquanto líderes precisam de mentores que os ajudem a desenvolver todo o seu potencial e a fazer as opções certas em determinadas fases da carreira.

7. Gerem as suas energias e procuram o equilíbrio. 

Tal como um atleta de alta competição, um gestor de empresas (mais uma vez, o género não influi) precisa de saber gerir as suas energias até ao final da maratona, com períodos de descanso e recuperação de forças. Evitar o burnout é fundamental.

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais