Sou portuguesa com muito orgulho! Já o disse inúmeras vezes e já aqui o escrevi outras tantas. Nunca é demais fazê-lo, até porque continuo a surpreender-me e a maravilhar-me com o nosso país.
Decidi, por isso, partilhar uma lista de sete locais nos quais já fui muito feliz e onde acabarei por regressar sempre, seja para quebrar a rotina, mudar de ares, recuperar a tranquilidade e/ou viver a magia do silêncio e da contemplação. Como imaginam, a lista poderia ser bem maior.
1. Santuário de Fátima
Em Maio, estive lá com a minha mãe, o Padre João Luís e alguns dos peregrinos que fizeram peregrinações comigo. Este é um local que me enche a alma. São muitas as memórias associadas a este local, onde invariavelmente me emociono. Choro de alegria e gratidão por sentir a presença de Nossa Senhora e saber que Deus está sempre connosco. A certeza de que há sempre um propósito em cada uma das nossas vivências, renova a minha esperança. No meu livro, “Fátima, o meu caminho, a minha fé”, é um registo da minha forma de peregrinar na vida.
2. Quinta da Regaleira, Sintra
Este é um local verdadeiramente mágico. O palácio, os jardins com o verde característico da zona de Sintra, a vasta rede de túneis que faz a ligação entre as diversas construções da Quinta e, claro, a chamada “torre invertida” que se afunda, aproximadamente, 27 metros pelo interior da terra, e à qual conseguimos aceder através de uma escadaria em espiral. Sempre que visito este local, acho que mergulho num dos livros da coleção “Os cinco”, que marcaram a minha meninice.
3. Portugal dos Pequeninos, Coimbra
Este é um local onde todos somos pequeninos. E, é maravilhoso ver que nós adultos vibramos ainda mais que os garotos. Acho que é a nossa criança interior a rejubilar de alerta por não a termos esquecido. Esta é uma visita obrigatória, com ou sem filhos.
4. Herdade dos Adaens, Campo Maior
Sou apaixonada pela tranquilidade do Alentejo e este projecto surpreendeu-me muito. Unidade pertencente ao Grupo do Comendador Rui Nabeiro, esta herdade resulta do reaproveitamento de muitos materiais, mostrando uma enorme preocupação ambiental. Dormi numa carruagem de comboio transformada em quarto, mergulhei na piscina ecológica rodeada de plantinhas, passeei por cantos e recantos maravilhosos. Foi lá que almocei e jantei num dos dias, a boa gastronomia alentejana. As crianças estavam verdadeiramente fascinadas com o local. Vale a pena.
5. Livraria Lello, Porto
Sabia que esta maravilhosa livraria situada na Rua das Carmelitas, no Centro Histórico da cidade do Porto, completa este ano 113 anos? Trata-se de um espaço icónico de extraordinário valor histórico e arquitetónico, pelo qual é impossível não ficar apaixonado. Esta que já foi considerada por diversas vezes uma das livrarias mais bonitas do mundo, serviu de inspiração para vários artistas escritores, como, por exemplo, para J.K. Rowling, autora de Harry Potter.
6. Fundação Serralves, Porto
Localizada no Parque de Serralves, onde se situam a Casa de Serralves e o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, este é um dos locais que mais gosto de visitar quando vou ao Porto. Confesso que perco as horas ao passear pelo enorme e bem cuidado jardim de, aproximadamente, 18 hectares! É um local digno de ser visitado, sem dúvida.
7. Gerês
O Gerês deslumbra pela característica beleza e é, indiscutivelmente, uma das mais belas regiões de Portugal. Quando ouvimos falar em Gerês a nossa mente vai directamente para aquelas paisagens maravilhosas com os melhores tons que a natureza nos pode proporcionar. Zonas para passear é coisa que não falta no Gerês. Rios, cascatas, aldeias preservadas, o Parque Nacional Peneda-Gerês, considerado um dos mais importantes santuários naturais do nosso País, entre tantas outras maravilhas para visitar nesta região.
Fazer render o fim-de-semana passeando por Portugal
Para mim, estes são locais incríveis que mostram a riqueza e a beleza de Portugal. Outros tantos poderia ter escolhido para esta lista. E, assim o farei num próximo texto.
Nota: Fotografia destaque por Verónica Silva.