Estamos quase nas férias escolares do Natal e, para nós, pais, é sempre um desafio. Temos de cumprir as nossas agendas profissionais, fazer as compras de Natal e preparar as refeições e viagens, caso não passemos esta data em casa. Enfim, uma verdadeira correria.
Cada idade traz os seus desafios e, claro, o que queremos é que os nossos filhos ocupem da melhor forma os dias em que estão longe das obrigações escolares. O tempo arrefeceu muito e o frio pede-nos para ficarmos mais por casa. Assim sendo, sugiro que envolvamos os miúdos em tudo o que for possível relacionado com o Natal.
7 Sugestões para fazer em família nas férias de Natal:
1. Decoração de Natal: Deixá-los brilhar
Podem decorar a casa à maneira deles e, mesmo que não seja exatamente da forma que achamos mais bonita, tem o valor de ter sido feito por eles. Quando já sabem que o Pai Natal não é real – embora eu continue a gostar da ideia de que ele existe – podem também embrulhar os presentes que vieram das lojas sem embrulho.
2. Embrulhos sustentáveis e originais
Eu opto sempre por trazer os presentes por embrulhar, por questões ambientais e económicas. Podem ser alguns cêntimos em cada embrulho e em cada saco, mas no final alguma coisa significa para a nossa carteira. Em termos ambientais, a diferença já é muito maior porque, como reciclo papéis, laços e sacos de umas vezes para as outras, não contribuo para o desperdício inenarrável desta época. Desafiar os miúdos a inventar novas formas de embrulhar os presentes também é algo que eles normalmente gostam. Utilizar, por exemplo, páginas de jornais e revistas velhas para os embrulhos resulta sempre em algo original.
3. Cozinha: Um espaço de partilha e criatividade
Outra área que pode ocupar de forma positiva os nossos filhos é a cozinha. Desafiá-los a fazer bolachas ou biscoitos e colocar em frascos para oferecer à família e aos amigos é uma atividade gratificante. Frascos reciclados e decorados por eles. Com três tintas, dois pincéis e restos de tecido para cobrir as tampas, fazem-se presentes criativos e personalizados.
4. Artesanato com elementos da natureza
Apanhar elementos secos da natureza e pintá-los é outra sugestão. Serve para criar peças originais para oferecer no Natal e para os ocupar enquanto desafiam a sua criatividade.
5. Jogos e momentos de convívio em família
Os jogos de tabuleiro funcionam sempre como um divertimento muito valioso. Vale a pena partilhar esses momentos com eles, porque, por norma, divertimo-nos tanto ou mais do que eles.
Ver um filme e comer pipocas também é uma receita infalível para estar em família de forma aconchegante.
6. Ensinar a destralhar: Um hábito saudável
Por fim, também podemos aproveitar as férias para destralhar com os nossos filhos, levando-os a fazer uma escolha rigorosa daquilo com que querem ficar: brinquedos, jogos, livros e roupas. Guardar só porque sim não é uma opção. Há coisas que guardamos para recordação, mas têm de ser excepções. Habituar os nossos filhos a não serem acumuladores de coisas é muito importante. Ajudá-los a aprender a partilhar e a doar aquilo de que eventualmente ainda gostam, mas já não utilizam, é um ensinamento valioso. Até porque para que o novo entre, é preciso deixar sair o “velho”. E, claro, os pertences têm de estar em bom estado e estimados, para que quem os receba possa valorizar essa oferta sem se sentir diminuído.
7. Pequenos teatros, grandes memórias
Para os mais criativos e com disponibilidade, fazer pequenos teatros em casa, com os amigos dos filhos e a família, é sempre uma boa ideia. São momentos de boa disposição que ficam para sempre na memória de todos.
As férias estão a chegar. Vamos lá!
Nota: Fotografia por Verónica Silva