O Dia Mundial das Bibliotecas assinala-se a 01 de Julho. Esta é a data ideal para promover a importância da leitura na nossa formação e educação. Deixo-lhe, por isso, 5 livrarias para visitar:
1. Stet Livros & Fotografia, Lisboa
Situada na zona de Alvalade, esta é uma livraria para apreciadores de arte e fotografia, onde também encontrará peças de design. Inaugurada a 19 de Abril de 2018, neste espaço encontrará cerca de dois mil livros. Edições de autor, livros especializados, obras portuguesas e internacionais. Todas sobre fotografia, design, imagem e arte contemporânea e visual numa só casa: a Stet Livros & Fotografia.
2. Déjá Lu, Cascais
Inaugurada em 2015, esta é uma livraria solidária. Ou seja, neste espaço, em Cascais, pode adquirir livros em segunda mão, cujas receitas revertem a favor da Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21. Este é um projecto que resultou da vontade de Francisca Prieto, mãe de uma rapariga com Trissomia 21, em envolver-se numa causa que lhe é próxima.
3. Livraria Lello, Porto
Já falei um pouco sobre a Livraria Lello aqui, porém, quando se fala de livrarias, é impossível deixar de lado este espaço onde se respira a magia dos livros. Situada na Rua das Carmelitas, no Centro Histórico da cidade do Porto, a Livraria lello completou 113 anos em Janeiro. Trata-se de um espaço icónico de extraordinário valor histórico e arquitetónico, pelo qual é impossível não ficar apaixonado. Esta que já foi considerada por diversas vezes uma das livrarias mais bonitas do mundo, serviu de inspiração para vários artistas escritores, como, por exemplo, para J.K. Rowling, autora de Harry Potter. E, é, sem dúvida, “uma livraria do mundo no Porto, aberta a todos os amantes de literatura”, como refere o respectivo site.
4. Biblioandante, Sertã
A Biblioteca Itinerante da Sertã (Biblioandante) começou a funcionar a 20 de Março deste ano. Com o objetivo de chegar até às localidades mais isoladas do concelho da Sertã, a Biblioandante é muito mais que uma biblioteca que promove o hábito da leitura e do conhecimento. A Biblioandante irá também prestar serviços de apoio à saúde e de proximidade. Ou seja, nesta carrinha será possível consultar livros e revistas, fazer rastreios de tensão arterial, glicínias e colesterol, preencher e entregar formulários e requerimentos de diferentes serviços, aceder à Internet, fazer fotocópias e, numa fase posterior, também será possível efetuar pagamentos numa ATM portátil, como explica o Município da Sertã.
5. Bibliomóvel, Penafiel
Rui Guedes é o responsável pelo Serviço de Biblioteca Itinerante (Bibliomóvel) da Biblioteca Municipal de Penafiel, um emprego que considera “o melhor do mundo”. Apaixonado por livros, formou-se em documentação e bibliotecas enquanto cumpria o serviço militar, e, desde Abril de 2002, que percorre o concelho de Penafiel acompanhado por cerca de cinco mil livros. Este é um serviço destinado sobretudo para as crianças, mas que também pretende chegar a outros públicos e, por isso mesmo, visita, por exemplo, o estabelecimento prisional, instituições de portadores de deficiência ou de vítimas de violência doméstica.
Um leitor vive mil vidas antes de morrer, o homem que nunca lê vive apenas uma.”
George R. R. Martin
Há quanto tempo não entra numa biblioteca? Aproveite esta data especial para colocar a leitura em dia. Conheça novos livros, novos autores, permita-se apaixonar pelas histórias e pelos personagens. E, como se costuma dizer: viaje sem sequer sair do sofá.
Boas leituras!
Nota: Fotografia por Verónica Silva.