Cada vez é mais importante organizar as nossas finanças. E, com a chegada do ano novo, pergunto: já definiu onde vai poupar dinheiro? Onde vai cortar? Neste artigo, vou partilhar algumas dicas que vão ajudar a que tenha uma vida financeira mais controlada.
Uma das coisas mais importantes a fazer é começar o ano com a vida organizada em termos de gastos para saber como controlar todas as suas despesas. E para que comece 2023 com informação para ajudar a lidar com os constantes aumentos de preços e taxas de juro, aqui ficam algumas dicas chave para ter uma organização financeira eficaz.
4 Dicas para organizar as suas finanças de forma eficaz:
1. Gerir o orçamento
Esta é a primeira coisa que deve ter em atenção se pretende ter o controlo das suas finanças. Gerir um orçamento não precisa de ser complicado. Pode fazê-lo através de ferramentas disponíveis gratuitamente no seu banco ou através de um simples ficheiro em excel onde pode organizar as despesas por categorias (despesas fixas, variáveis, pontuais e outras) evidenciando também os rendimentos e desta forma mensalmente ir acompanhando e controlando potenciais desvios.
2. Analise os créditos que tem
Tem créditos a decorrer? Então, pode e deve saber todos os detalhes, como por exemplo:
- Será que estou com a melhor taxa?
- Qual é o valor do meu capital em dívida?
- Quanto tempo me falta para pagar o crédito?
Estas e outras questões são fundamentais para perceber se:
- Poderá fazer sentido fazer uma amortização parcial;
- Se tiver mais do que um crédito poder, por exemplo, juntar todos num e fazer um crédito consolidado com melhores condições;
- Se pode negociar o crédito transferindo para outro Banco;
- Etc..
Todas as contas contam, por isso deve olhar para estas responsabilidades de forma mais recorrente.
3. Analise os seus seguros
Sabe quanto está a pagar pelos seus seguros? Então, este ano deve começar por fazer uma análise nas companhias do mercado e perceber se está a ter a melhor solução qualidade preço e se vai exatamente ao encontro das suas necessidades. Uma forma mais rápida de o fazer pode ser utilizar as ferramentas online (simuladores das companhias de seguros) e analisar com detalhe todas as condições.
4. Compare, compare
Uma das principais coisas que podemos e devemos ter em atenção quando gastamos o nosso dinheiro é comparar preços, condições, características dos produtos ou serviços, etc.. Existem ferramentas que nos ajudam a tomar as melhores decisões financeiras como, por exemplo, o Banco de Portugal, o site do Compara Já, entre outros que nos podem ajudar a tomar decisões bem mais acertadas.
Acompanhar e controlar a nossa vida financeira está cada vez mais ao nosso alcance.
Só depende de nós, do nosso empenho, da nossa vontade em querer saber e fazer diferente, em pensar que o futuro é amanhã. Por isso, devemos começar já a definir prioridades também nos gastos de forma a podermos ter mais tranquilidade e organização financeira.