Na correria do dia-a-dia, procuramos refeições mais práticas e descomplicadas, mas sem abdicar da autenticidade dos sabores que nos fazem sentir em casa. Com ingredientes simples e acessíveis, é possível recriar pratos genuínos que aquecem a alma e conquistam o paladar. Aqui ficam três receitas práticas, irresistíveis e bem portuguesas!
A cozinha portuguesa é sinónimo de tradição, conforto e sabor. E, na verdade, existem receitas simples, caseiras e tipicamente portuguesas que são perfeitas para qualquer ocasião.

Com um toque especial e alguns truques que fazem toda a diferença, garantimos que tudo sai na perfeição. Porque cozinhar não tem de ser difícil – tem de ser delicioso!
3 Receitas práticas, deliciosas e bem portuguesas:
Aqui ficam três sugestões práticas e irresistíveis que celebram a essência da cozinha portuguesa: um Bitoque à Tuga suculento, uma Alheira reinventada com todo o sabor e uma Açorda de Bacalhau reconfortante.
. Bitoque à Tuga
Ingredientes (para 1 dose):
- 1 bife;
- 2 batatas médias;
- Azeite q.b.;
- Manteiga q.b.;
- 3 dentes de alho;
- 2 folhas de louro;
- Mostarda q.b.;
- Vinho branco q.b.;
- 1 ovo;
- Caldo de carne;
- Sal q.b.;
- Limão q.b..

Modo de preparação:
- Não precisam de comprar uma carne cara para esta receita: o bitoque não é um prato refinado, é uma receita simples e despretensiosa. Qualquer peça é boa, desde que… fique fininha! Assim garantimos que fica sempre tenra.
- Como nem sempre é fácil arranjar bifes fininhos no supermercado, a minha sugestão é que recorram a um martelo para a carne, para vos ajudar.
- Com os bifes bem finos, temperem-nos com o alho laminado, o sal e as folhas de louro. Cubram com papel de alumínio e reservem.
- Cortem as batatas em palitos muito fininhos. Lavem muito bem, até a água ficar transparente, e depois escorram-nas.
- Fritem em óleo quente até que fiquem douradas ou usem a air fryer (eu prefiro, acho que é mais saudável).
- Aqueçam um pouco de azeite numa frigideira, juntem uma boa porção de manteiga e deixem os bifes cozinhar de ambos os lados, com o lume baixo.
- Quando a carne estiver praticamente cozinhada, adicionem um bocadinho de vinho, mostarda e caldo de carne. Envolvam bem.
- Coloquem os bifes num prato, adicionem o molho e juntem–lhe as batatas fritas, o ovo estrelado e as rodelas de limão.
. Açorda de bacalhau
Ingredientes (para 6 doses):
- 2 postas de bacalhau;
- 1 cabeça de alho;
- Louro q.b.;
- Coentros q.b.;
- 1 pão grande;
- 6 ovos;
- 1 ou 2 tomates maduros;
- Azeite q.b.;
- Sal e pimenta q.b..
Modo de preparação:
- Num tacho com água, adicionem 3 ou 4 dentes de alho, louro e sal (se o bacalhau for congelado).
- Quando levantar fervura, juntem o bacalhau. Assim que voltar a ferver, tapem, desliguem o lume e aguardem 15 minutos. Depois de o bacalhau arrefecer, tratem de o desfiar.
- Peguem agora no pão (pode ser do tipo que quiserem; idealmente, aproveitem sobras) e cortem-no em pedaços pequenos.
- Piquem muito finamente vários dentes de alho (é uma questão de gosto, eu costumo usar 5 ou 6), 1 ou 2 tomates maduros pelados e um ramo de coentros, separando os pés das folhas. Os pés é que devem ser picados!
- Noutro tacho, deitem uma quantidade generosa de azeite e refoguem o alho (cuidado para não o deixarem queimar) e os pés de coentros picados. De seguida, acrescentem o tomate cortado em cubos pequenos.
- Depois de 1 ou 2 minutos a apurar todos os sabores, adicionem o pão, sal e pimenta.
- Juntem a água em que cozeram o bacalhau até obterem a consistência desejada. Acrescentem depois as lascas de bacalhau e as folhas de coentros.
- Separem as gemas das claras e coloquem as primeiras diretamente no tacho ou sobre o prato final. É como preferirem, fica delicioso das duas maneiras.

. Alheira à Tuga
Ingredientes (para 1 dose):
- 1 alheira;
- 400 g de espinafres;
- 2 batatas grandes;
- 1 ovo;
- 3 dentes de alho;
- Sal e pimenta q.b.;
- Azeite q.b..
Modo de preparação:
- Comecem por descascar as batatas e cortá-las em rodelas, com a grossura que preferirem. Se não usarem uma mandolina, recomendo que façam um golpe na vertical, para garantir que a batata fica bem apoiada na tábua.
- Passem depois as batatas às rodelas por água para retirar a goma (a água tem de ficar translúcida), sequem muito bem e fritem-nas, em óleo ou usando uma air fryer (se optarem por este equipamento, só precisam de adicionar um fio de azeite).
- Passem depois para os espinafres, a saltear em alho e azeite. De forma a não queimar nem o alho nem os espinafres, podem cobrir a frigideira com a tampa, para manter a humidade no interior. Temperem com sal e pimenta.
- Retirem a pele da alheira e, com as mãos, moldem-na como se fosse um hambúrguer. Depois, coloquem-na numa forma quadrada. A forma é só para posteriormente montarem a alheira à Tuga por camadas – se não tiverem uma em casa, não faz mal, podem optar por outro formato ou tentar fazer uns golpes no final.
- Peguem de seguida numa frigideira e deixem o hambúrguer-alheira selar de ambos os lados.
- Com a mesma forma que usaram para a alheira, estrelem o ovo na frigideira, coberto por uma pitada de sal.
- Para o empratamento final, coloquem a forma num prato e construam por camadas: primeiro as batatas, depois os espinafres, a alheira e, por fim, o ovo. Delicioso!

Simples de preparar e cheias de tradição, estas receitas são ideais para desfrutar com prazer uma boa refeição.
NOTA: Todas as imagens foram cedidas pelo autor.