12.º Encontro de Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo

Fátima Lopes // Março 4, 2024
Partilhar
Professores
Professores

Este ano a Areal Editores teve a gentileza de me convidar a participar no 12.º Encontro de Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo, para moderar uma mesa redonda sobre o tema: “Porque todos contam”, onde se pretendia ouvir testemunhos e experiências relacionadas com a inclusão. 

Este encontro aconteceu em Lisboa e no Porto com uma plateia recheada de profissionais interessados, que participaram com entusiasmo em todos os momentos. 

Fiquei muito feliz por poder assistir às várias palestras do programa, porque os temas são todos actuais e urgentes. 

O Actor Paulo Azevedo abriu sempre o dia com a palestra “O difícil não significa o impossível”. Um discurso real, verdadeiro, empático e emotivo. O Paulo nunca se deixou diminuir pelo facto de ter nascido sem parte dos braços e das pernas. Acabámos todos por nos emocionar com a alegria e entusiasmo com que Paulo vive a vida, ao lado da família que construiu. 

O Professor Carlos Neto fez uma apresentação super impactante sobre o tema “Tecnologias na infância: vantagens, desvantagens e responsabilidades”. Todas as pessoas deviam assistir a esta apresentação para termos noção dos riscos que as nossas crianças correm por deixarem de fazer coisas como brincar, correr e mexer-se e passarem horas a fio agarradas às tecnologias. Fiquei impressionada e preocupada com tudo o que o Professor Carlos Neto partilhou. 

No tema “Um mundo sem barreiras” ouvimos as comunicações da Investigadora Celmira Macedo e do Professor David Freitas. 

Num encontro como este não pode ser esquecida a importância dos contos na aprendizagem e crescimento dos mais pequenos. 

O Escritor Paulo Seromenho apresentou a hora do conto, com a mestria que o caracteriza. Que maravilha poder ouvi-lo. 

No painel dedicado ao tema “Projetos para a inclusão e sustentabilidade” ouvimos as comunicações dos Professores Carlos Gomes de Sá e Andréia Teixeira, do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar; de Zé Manel do projeto “Octopus”; de Filipe Pinto, do projeto “Planeta Limpo” e de Fernanda Silva da EB1/Jl da Conceição, Faro. 

Por fim, fechámos cada sessão com a mesa redonda que moderei e que tinha como convidados a Professora Maria da Luz Pedroso, co-autora do livro “Histórias fora do nosso controlo”, Leonor Belo, Actriz, e a sua mãe Helena de Almeida e o Jornalista Cláudio França. 

Era muito importante e benéfico que encontros como este pudessem acontecer no país inteiro, para bem das nossas crianças. 

Obrigada à Areal Editores por manter esta iniciativa há 12 anos

Nota: Fotografia por Verónica Silva 

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais