Este ano, uma vez mais, a Zen Family, projeto da autoria de Luís Baião e Daniela Ricardo, cria e organiza as Zen Talks, trazendo a Mação, vários especialistas para se debruçarem sobre um tema. No dia 21 de setembro falaremos sobre “Renascer”. Digo falaremos, porque tenho o privilégio de ser uma das oradoras.
Todos sabemos o significado da palavra renascer: nascer de novo, voltar a crescer, ressurgir, rejuvenescer, adquirir novo vigor, novo impulso, renovar-se. Pegando nesta descrição, foi escolhido como propósito das talks deste ano, a renovação, a transformação e o recomeço.
Os convidados que compõem o programa são pessoas que tiveram uma mudança significativa nas suas vidas, que se transformaram numa nova versão de si próprios e, com isso, conseguem hoje motivar outros a fazê-lo. As suas histórias vão tocar-nos e estimular a mudança no interior de cada um.
O programa começa com um passeio e sunrise na Horta das Oliveiras, no ambiente de aldeia. Segue-se uma sessão de Tai Chi e Qui Gong, com Vasco Daniel Baião. A Ana Ameixoeiro e a Alexandra Dias, da Cuarto Crescente, vão abordar o tema “Renascer como pais”. A Susana Morais partilha como “De engenheira a sopeira, a realização de um sonho”. Gabriela Rios virá de Arcos de Valdevez para apresentar a palestra “Aos ombros de um gigante – Padre Himalaya”. E a manhã encerra com “O poder das mandalas na meditação”, com a Maria Mano. À tarde recomeçamos com Rita Cachaço e o tema “Reatravessar” e “Estrelas de amor”, de Bernardo D’Alte. A Cátia Curica apresenta o tema “Morrer e renascer, uma abordagem física, mental e emocional”. O Bruno Marques explica como “Renascer de um novo trilho” e os anfitriões Luís Baião e Daniela Ricardo, abordam “A arte de renascer”. Eu escolhi debruçar-me sobre o tema “Renascer”.
Em comum, estes oradores têm a certeza de que é sempre possível mudar, reinventarmo-nos e renascer.
Sabemos que não é apenas um dia que nos trará toda a consciência e capacidade de renascer, mas deixará seguramente a semente de que é possível, assim como algumas ferramentas que, uma vez aplicadas, serão preciosas no processo.
Se puderem inscrevam-se em eventos@cm-macao.pt. O valor da inscrição é simbólico e além das maravilhosas palestras, estão preparadas várias surpresas para os que forem assistir.
Não posso terminar este texto sem referir que este encontro tem o apoio da Câmara Municipal de Mação, que rege as suas apostas pela vontade de trazer mais saúde, bem-estar e desenvolvimento pessoal e humano, aos seus munícipes e a quem visita esta região tão bonita.
Ao Luís Baião e à Daniela só posso dar os parabéns por nunca terem aceite ser reféns da interioridade e acreditarem que estejamos onde estivermos, são as nossas ações e atitudes que podem fazer acontecer muitas coisas novas.
E agradecer por fazerem do seu renascimento uma oportunidade para os outros.