O Natal em Espanha tem mais um dia de festa,o dia de Reis, que se celebra a 06 de Janeiro. É igualmente uma festa de família, onde nos reunimos na noite do dia anterior. Na maior parte das casas espanholas é o dia mais importante do Natal.
Como se celebra o Dia de Reis em Espanha?
Esta festa começa na tarde de dia 05 com o tradicional desfile de “Las cabalgata de los Reyes Magos”. Conforme os orçamentos de cada cidade há carros alegóricos, música, luzes, mas, seja como for o orçamento, em todas as localidades os Reis vão passando pelas ruas distribuindo rebuçados e magia. Fazem-nos acreditar que os Reis Magos existem e que chegaram para que, na manhã seguinte, os meninos bem comportados recebam presentes e os mal comportados carvão. Por isso, nesta altura, é normal que as pastelarias coloquem nas montras carvão de açúcar. E, também é por isso que, em Espanha, as cartas não são escritas ao Pai Natal, mas, sim, aos três Reis Magos – Melchior, Gaspar e Baltasar – que estão no Oriente.
Assim, no dia 06 de Janeiro, enquanto os adultos arrumam as decorações de Natal para dar início a um novo ano, as crianças brincam com os presentes deixados pelos Reis Magos.
Tive a sorte de fazer parte deste sonho.
Quando tinha 10 anos, fui assistente Rei Baltasar. Eu achava que ia ver crianças com os olhos a brilhar, mas a magia foi muito mais além. Os adultos durante um bocadinho voltam à infância acreditando no sonho e gritavam pelo Rei Baltasar com tanta força como se aqueles camiões enfeitados com papéis coloridos e aqueles humanos disfarçados fossem os verdadeiros Reis Magos.
Esta é uma tradição de origem católica que remonta à Idade Média.
É uma tradição que conta a história dos três Reis Magos que, guiados por uma estrela guia, visitaram o menino Jesus e ofereceram-lhe ouro, incenso e mirra. Isto simboliza paz, amor e esperança, e pretende reforçar a convivência familiar.
O que não pode faltar à mesa no Dia de Reis?
Em termos gastronómicos, o jantar são iguarias, mas existem duas coisas que não podem faltar em todas as casas: o tradicional “roscón de reyes” e chocolate quente, que será consumido como lanche no fim da “cabalgata”.
O “roscón” é muito parecido com o bolo-rei português. A forma circular do “roscón” representa a coroa e o amor eterno de Deus. As frutas decorativas representam as distrações do mundo e quem encontra dentro do “roscón” a figura do menino Jesus terá um ano de sorte!
O Natal é a minha festa preferida.
Estar rodeada das pessoas que mais amo è a cereja no topo do bolo .
Feliz navidad!