Com a chegada da semana Santa surgem as dúvidas de como tornar a nossa Páscoa mais saudável. Para todo o lado onde olhamos só vemos amêndoas e ovos de chocolate e, por isso, torna-se mais difícil resistir às tentações.
Esta é uma das comemorações mais importante para as culturas ocidentais e, tal como na maior parte das festividades, o Domingo de Páscoa é marcado pelo convívio familiar, comer e beber. Por esta razão, esta é uma altura em que se cometem alguns “pecados” alimentares. A Páscoa em Portugal é recheada de tradições, de Norte a Sul do País, com folares, amêndoas, cabrito, cordeiro e toda uma enorme variedade de doces regionais.
Durante a semana Santa:
Nesta altura do ano, o consumo de peixe aumenta consideravelmente porque durante a Quaresma há restrição do consumo de carne feita pela religião católica. Aproveite porque é uma boa opção, por ter menos gordura e, portanto, é mais leve.
Se cozinhar bacalhau opte por assado com legumes e evite as receitas de bacalhau com fritos e gratinados porque acrescentam muitas calorias e colesterol.
O Sol também começa a espreitar tipicamente nesta altura, por isso as caminhadas podem ser uma boa dica para manter a forma.
7 dicas para uma Páscoa mais saudável:
- Inicie sempre as refeições com uma boa sopa de hortícolas. A sopa aumenta o volume gástrico, inibe o consumo inicial de aperitivos, hidrata, fornece vitaminas e minerais, favorece a digestão e, ainda para mais, é saborosa.
- Na sua refeição de Páscoa, utilize preparações saudáveis. Assados com pouca gordura, cozidos, grelhados…
- No dia de Páscoa vai ser difícil evitar o chocolate, para quem gosta. Tente escolher o chocolate mais amargo. Para quem quer emagrecer, é melhor comer pouco chocolate do que chocolate light, pois é pobre em açúcar mas muito rico em gorduras e calorias.
- Consuma doces no final das refeições e depois da fruta, de preferência. Evite petiscar amêndoas doces e outras doçarias ao longo do dia de forma isolada. Assim evita os picos de glicemia e preserva os órgãos que têm de lidar com quantidades elevadas de açúcar no sangue.
- Prefira água e evite refrigerantes.
- As amêndoas são um símbolo da Páscoa. Possuem uma interessante composição nutricional, pois fornecem diversas vitaminas e minerais em quantidades apreciáveis. São fonte de fibra, magnésio, vitamina E e gorduras monoinsaturadas protetoras cardiovasculares. Procure as que têm pouco sal e açúcar.
- Nunca é tarde demais, se tiver abusado compense! Aumente a atividade física, diminua as porções às refeições, troque o jantar por sopa e salada, e ingira muita água.
Desejo uma saudável e feliz Páscoa para todos!