Toda a verdade sobre o chocolate

Tâmara Castelo // Julho 7, 2018
Partilhar

Prazer e culpa andam juntos quando se fala de… chocolate (o néctar dos deuses). E, não é para menos: esta delícia, já consumida pelos astecas e maias, estimula a libertação de serotonina, causando uma sensação de prazer. Mas, como todos sabemos, neste caso, o prazer vem acompanhado de uma alta dose de calorias… Uma só tablete de chocolate pode conter até cerca de 700 calorias! Aqui, como em tudo na vida, o segredo é a moderação.

Os benefícios do chocolate 

Contudo, para quem quer aproveitar os benefícios do chocolate, o melhor mesmo é optar pelas versões mais amargas, com um mínimo de 70% de cacau, estas contêm menos quantidade de gordura e de açúcar. A quantidade diária de chocolate preto não deve ultrapassar 40 gramas, ou seja, cerca de um quadrado e meio, para que se consigam obter os seus benefícios sem aumentar de peso.

Garantir que o cacau é mesmo o principal ingrediente

Mas, não basta ler as letras grandes do rótulo. É preciso ir à lista de ingredientes para garantir que o cacau é mesmo o principal (e, se assim for, estará em primeiro lugar) e ver em que percentagem está presente. Porque numa coisa todos os especialistas concordam: quanto maior a percentagem de cacau, melhor.

Chocolate negro

O chocolate negro contém vitaminas e minerais essenciais, tais como potássio, cobre, ferro e magnésio. É também rico em fibras, potássio, fósforo e selénio.

Importante também é desvendar alguns mitos e verdades relacionados com consumo de chocolate:

. Chocolate branco

Chocolate branco não é chocolate! Trata-se apenas de uma mistura de açúcar, óleo e gordura;

. Chocolate diet ou magro

Esta versão de chocolate é apenas recomendada para diabéticos, uma vez que contém menos açúcar. No entanto, o que muitas pessoas desconhecem é que este chocolate tem mais calorias. O açúcar é substituído por gordura de forma a preservar o sabor doce!

. O chocolate vicia? 

O chocolate não vicia! Contudo, pode ser difícil resistir ao prazer que a serotonina liberta.

. O chocolate e o bom humor

O chocolate contém várias componentes associadas a uma melhoria do humor, incluindo feniletilamina, o mesmo químico produzido pelo cérebro quando nos sentimos apaixonados, que, por sua vez, contribui para a libertação de endorfinas e para o aumento do nível de serotonina, que agem como antidepressivos. Pode ser um bom aliado na TPM. Vários estudos ligam o consumo de chocolate a uma redução significativa nos níveis hormonais de cortisol, associado ao stress.

. O chocolate e a função cognitiva 

O chocolate contribui para uma melhor oxigenação no cérebro e ajuda a melhorar a função cognitiva e fluência verbal, nomeadamente nos idosos. Além disso, contém cafeína e teobromina, substâncias estimulantes.

. O chocolate e a cosmética

Utilizado em massagens, máscaras e outros cosméticos, quando aplicado na pele o chocolate é extremamente hidratante.

Cacau, a melhor opção. 

Melhor que o chocolate é o Cacau, este, sim, com todas as características do chocolate mas muito mais saudável.

Bebido de manhã é maravilhoso para um começo incrível do seu dia, dando-lhe mais energia.

Entre muitas outras características, o cacau é:

  1. antioxidante;
  2. antidepressivo;
  3. anti-envelhecimento;
  4. anti-inflamatório.

Duas colheres de sopa rasas três vezes por semana de cacau cru, dão ao nosso corpo as quantidades necessárias para termos todos os benefícios, sendo que em alturas menstruais ou pré-menstruais pode tomar diariamente.

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais