Ser solidário é fonte de felicidade

Fátima Lopes // Dezembro 12, 2018
Partilhar

O lazer é fundamental para o nosso equilíbrio e bem-estar.

Todos sabemos que o lazer é fundamental para o nosso equilíbrio e bem-estar. Por essa razão procuramos actividades que nos dêem prazer, que nos relaxem, que nos preencham de sentimentos positivos e felizes.

Eu, por exemplo, adoro ir ao cinema sozinha, passear na praia com os meus filhos e o Brownie, fazer jantares com os meus amigos e ficar a conversar até às tantas, participar numa meditação em grupo ou viajar, com a família, amigos ou sozinha. São algumas das coisas que me fazem feliz. Mas, há mais de 20 anos descobri uma outra fonte de felicidade, muito poderosa. Ser solidária.

Ser solidário é uma poderosa fonte de felicidade.

Cada minuto que se investe a fazer algo pela felicidade e bem-estar do outro, é-nos devolvido de forma multiplicada pelo Universo. Já aqui disse diversas vezes, que tudo o que se planta nesta vida, colhe-se também nesta vida. Por isso é que não vale a pena desperdiçar o tempo precioso a criar conflitos, guerras, alimentar invejas ou ódios. Tudo isso nos é devolvido de forma ampliada. Experimentem fazer algo pelo bem do outro.

Ser solidário faz-nos tão bem a nós quanto àqueles que ajudamos.

É com esta experiência acumulada ao longo dos anos, que procuro envolver-me sempre em projectos solidários. Este Natal, resolvi juntar o Simply Flow à empresa Local Tuk-Tuk, de carros 100% eléctricos, e proporcionar aos jovens do projecto social Batoto Yetu, um passeio noturno pela cidade de Lisboa, para apreciarem as luzes de Natal.

Lisboa está vestida a rigor para o Natal e é bom fazer desta quadra, uma época de amor e de magia.

Ao todo eram 36 jovens e crianças, entre os 11 e os 16 anos, que aproveitaram cada segundo daquela viagem, deliciados com as luzes e as decorações de uma cidade que parecia unida neste espírito de partilha. Em cada Tuk-Tuk cantava-se, batiam-se palmas e aquecia-se a noite com a alegria de quem abraça a vida. Estávamos todos felizes.

À boleia dos Local Tuk-Tuk na companhia dos Batoto Yetu

Os Batoto Yetu constituem uma associação cultural e juvenil sem fins lucrativos, que trabalha com jovens e crianças interessadas na cultura africana, provenientes de meios económicos desfavorecidos. A filosofia da associação baseia-se na convicção de que, independentemente das condições económicas e sociais de cada pessoa, o reconhecimento e valorização das suas raízes culturais é um factor essencial para a consolidação da sua auto-estima e sentimento de pertença.

Neste passeio falámos de muitos temas, o que acabou por estreitar a minha relação com estes jovens. No final jantámos todos no McDonald’s da Rua Rodrigo da Fonseca, que nos abriu as portas com muito carinho, fazendo as delícias do grupo. Cheguei a casa feliz e a sentir que tinha recebido muito mais do que aquilo que tinha dado.

Experimentem ser solidários. Há tantas formas de o ser. Vão ver que vale mesmo a pena.

Nota: Fotografias por Verónica Silva.

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais