Hoje é Dia de Portugal e como acérrima defensora da portugalidade, quero aproveitar este dia tão especial para todos nós, portugueses, para valorizar o que é português e o que de bom se faz no nosso País. E, como sinto um imenso orgulho sempre que posso dar os parabéns a um português por ter levado o nome de Portugal lá fora, fica aqui o meu reconhecimento a duas pessoas que são uma verdadeira inspiração para que todos tenhamos um estilo de vida mais saudável. O desafio é adoptar uma alimentação o mais consciente e natural possível.
Foi com muita honra que a Daniela Ricardo e a Tâmara Castelo representaram o nosso País nos Gourmand World Cookbook Awards 2018. Este é um concurso anual que distingue os melhores livros de cozinha e vinhos, em papel ou em formato digital, assim como programas televisivos de culinária.
Criado em 1995 por Edouard Cointreau, é a única competição internacional neste sector e conta com a participação de mais de 200 países, com inscrição gratuita e aberta a todas as línguas. Comparados aos ‘óscares’ da alimentação, todos os anos os Gourmand Awards elegem os melhores na gastronomia em mais de uma centena de categorias, organizadas por autores, editoras, países, lifestyle, temas (carne, peixe, pão, vegetarianas, entre outras) e angariação de fundos.
Na edição deste ano, para a votação final, Portugal apresentou 33 candidatos em mais de duas dezenas de categorias, e dos dez livros portugueses que ficaram nomeados, dois venceram mesmo um Gourmand Award. Ou seja, duas autoras portuguesas venceram este “óscar” da alimentação nas respectivas categorias. E, como ambas são especialistas no Simply Flow, também eu lhes quero prestar a devida homenagem e expressar o orgulho que tenho em ver duas portuguesas receberem o devido reconhecimento internacional.
“Curar sem Medicamentos”, Tâmara Castelo
Tâmara Castelo, especialista em Medicina Tradicional Chinesa, Homeopatia e Alimentação Saudável, foi galardoada com o primeiro lugar na categoria de “Cozinha chinesa”, com o seu livro “Curar sem Medicamentos”.
A Tâmara é uma profissional de mão cheia. A forma apaixonada como partilha conhecimento e as palavras que usa para nos explicar como é o mundo aos olhos da Medicina Tradicional Chinesa, é fascinante. É impossível não achar que é fácil ser-se saudável, depois de a ouvir. Eu fico horas a ouvi-la.
O devido reconhecimento nas palavras da Tâmara:
O livro “Curar sem Medicamentos” é baseado na minha experiência clínica e na minha experiência como mãe e mulher e surgiu de uma necessidade prática, objectiva e imediata de partilhar as vivências decorrentes do meu desempenho profissional.
Numa época em que se reconhece o uso excessivo de medicamentos, nomeadamente antibióticos, e em particular nas crianças, tentei compilar algumas formas práticas e simples de curar algumas doenças mais comuns do nosso dia a dia.
Partilhar conhecimentos
Além de desmistificar a ideia preconcebida de que tudo o que é biológico e saudável é complicado de fazer e sobretudo mais dispendioso, pretendo também mostrar algumas ferramentas ao alcance de todos e que nos permitem atuar na primeira linha do cuidar de nós próprios e dos nossos!
Uma nomeação, um enorme orgulho.
Ter sido nomeada para um Gourmand World Cookbook Award, o concurso que elege os melhores livros, revistas, programas ou blogs de culinária de cada ano já foi por si só um enorme orgulho. São cerca de 205 países a participar, em dezenas de categorias.
Confesso que nunca imaginei sair vencedora.
Quando no final de maio, na cerimónia que se realizou em Yantai, na China, fui galardoada com o prémio que se assemelha a um Óscar para a comida, o Gourmand World Cookbook Award – Best in the world, nem queria acreditar. Foi uma felicidade enorme! Ver reconhecido não só o meu trabalho e dedicação, mas também a importância que a Medicina Tradicional Chinesa tem na melhoria das condições de vida das pessoas foi mesmo muito, muito importante. Tudo o que faço é sempre com o objectivo de ajudar quem me procura e este prémio veio mostrar que estou no bom caminho.
Muito obrigada do fundo do coração a todos os que percorrem comigo este caminho. E, por favor, sejam felizes… sempre!
“Cozinhar com Amor”, Daniela Ricardo
“Cozinhar com Amor” da Chef, Professora, Autora e Consultora de Alimentação Consciente e Natural, Daniela Ricardo, venceu a medalha de prata na categoria “Receitas Caseiras Simples”.
A Daniela é um doce e fazer parte deste “Cozinhar com Amor” foi uma honra. Ela nunca tinha imaginado escrever um livro, já escreveu dois e um deles recebeu esta distinção! É a prova que quando se trabalha com amor, tudo tem outro sentido.
O devido reconhecimento nas palavras da Daniela:
Escrever este livro ‘Cozinhar com Amor’ foi algo muito prazeroso e intuitivo. Todo ele saiu com uma energia de amor e partilha e daí estarem tantos amigos convidados a fazerem parte dele, partilhando a sua visão e experiência de vida.
Confesso que quando o escrevi e pensei no seu contexto, nunca imaginei que lhe seria atribuído um prémio como melhor livro do mundo, numa categoria. Eu nem sabia da existência dos Gourmands Awards, pelo que para mim foi uma surpresa que me deixou muito feliz, pois é um prémio prestigiante e um reconhecimento do trabalho que tenho feito ao longo dos anos na área da alimentação consciente e natural.
Uma alimentação cuidada e saudável depende apenas da nossa vontade.
O meu objectivo ao escrever este livro foi mostrar que comer é um acto de amor connosco e com os outros, que o acto de comer é mais do que ingerir macro nutrientes, mas que através deles podemos ingerir energias subtis e transformar as nossas vidas e a de todos os que nos rodeiam através das escolhas que fazemos. E, que estas escolhas são exequíveis no nosso dia-a-dia. Os amigos que convidei – a Fátima Lopes, a Rute Caldeira, a Geninha Varatojo, o Pedro Norton de Matos, o Alexandre Gama e o Luís Baião – foram convidados porque têm este tipo de preocupações com a sua alimentação e porque eu pretendia mostrar que é sempre possível fazermos uma alimentação cuidada e saudável seja qual for o nosso papel social. A única premissa necessária é querer.
Receitas caseiras fáceis
De forma a tornar este processo mais fácil, prático, intuitivo e levar a porem as mãos à obra, escolhi para este livro maioritariamente receitas fáceis. Esta foi uma escolha consciente com o intuito de levar mais portugueses a adoptar hábitos de vida saudáveis. Foi esta escolha que levou este meu livro, primeiramente ser nomeado em Portugal e depois ser nomeado a nível internacional e ganhar um Gourmand Award, na categoria de receitas caseiras fáceis.
Um prémio inesperado
Receber este prémio foi incrível, porque tivemos que passar várias eliminatórias. Primeiro em Portugal, na qual ficamos em primeiro lugar na categoria “Receitas Caseiras Fáceis”. Depois de todos os escolhidos nesta categoria no mundo foram selecionados 10, os nomeados para a final. Estar na final para mim já era um prémio prestigiante. Só lá estar já era um reconhecimento. Fomos à cerimónia de entrega dos prémios, onde só no dia se conhece os vencedores, muito à semelhança dos óscares, talvez por isso seja este evento denominado como os óscares da alimentação e aí foi uma completa loucura, um turbilhão de emoções. Estar entre os melhores do mundo, chefs de renome, foi uma experiência muito gratificante. Constatar que o meu livro ganhou um Gourmand foi indescritível. Foi uma experiência ímpar que tenho que agradecer a todos os meus queridos amigos que participam no livro, pois o prémio é também para eles que deram o seu contributo e seu amor.
Possa este livro agora chegar ainda a mais famílias e transformar as suas vidas em vidas mais saudáveis.