Sê natural, como a natureza

Rute Caldeira // Julho 19, 2019
Partilhar

Vivemos cada vez mais distantes da tão poderosa natureza e dos curativos recursos que ela tão genorasamente e gratuitamente nos oferece.

Vivemos “dentro de gavetas”, circulamos dentro de “caixas”, corremos dentro das cidades, de tal forma que já nos esquecemos do que vamos buscar à natureza e de como nos sentimos quando estamos “dentro” dela.

Meditar na natureza

A minha proposta é que medites na natureza e te recordes que és filho da terra, tu pertences à terra, não é a terra que te pertence a ti. Então, tira 20 minutos do teu precioso tempo para te relembrares como é precioso regressar ao “natural” através da natureza. Desliga-te de tudo o que são distrações – telemóveis, tablets, fotografias, abdica de tudo isso durante 20 minutos. Fecha os olhos e funde-te com a natureza relembrando que ela és tu, e que tu és ela. Relembrando que possuis no teu corpo, todos os elementos que estão presentes no planeta – terra, água, fogo, ar, éter. Precisamos de todos estes elementos para que a nossa saúde seja equilibrada, e quem fala da saúde inclui as emoções.

A verdadeira riqueza

Fecha os olhos e começa a respirar bem fundo, inspira profundamente pelo nariz e expira prolongadamente pela boca, 5 vezes seguidas, trocando o dióxido de carbono pelo rico oxigénio que te rodeia. Deixa que cada célula seja invadida por essa medicina que te alimenta todos os dias o corpo, para que te possas manter vivo, para que possas continuar a respirar. Ao tomar consciência disso – que é a natureza que te permite respirar, agradece-lhe genuinamente, pois afinal de contas a tua verdadeira riqueza não está no dinheiro e nos bens materiais que podes comprar através dele, está, sim, na natureza que todos os dias trabalha para te manter vivo.

Perde-te na beleza dos sons

Mantém os olhos fechados e desta vez escolhe perder-te nos sons, na beleza dos sons, pára neles, fica neles em absoluta atenção plena…. e vai do som mais próximo para o mais longínquo… perde-te no cântico dos pássaros, no som das árvores que dançam através do vento, no som da água que te transmite um lado selvagem, livre e ao mesmo tempo absolutamente leve e fluido.. Deixa-te perder nesta harmoniosa sinfonia que te oferece um concerto dos Deuses sem que tenhas de pagar bilhete.

Funde-te com a natureza 

Continua nesta viagem através dos cheiros, do toque, sempre que inspirares fundo vais deixar não só que o teu nariz, mas todas as partes de ti sejam brindados pelo perfume das árvores, pelo perfume da brisa do mar, pelo perfume da terra, pelo específico perfume da estação do ano em que te encontras. Perde-te nesses cheiros ao mesmo tempo que levas as tuas mãos ao chão explorando a sensação do toque dos dedos no “cabelo da relva”, a suavidade da areia que te faz festas nas mãos, explora a sensação da planta dos pés a ser carregada pela energia do planeta, sentindo-te carregar baterias, da mesma forma que se carrega um telemóvel quando está ligado à ficha. É isto que acontece ao teu corpo quando te fundes com a natureza – recarrega a energia vital que se vai perdendo na correria do dia, na correria da luta contra o tempo, onde perdes o tempo para ti mesmo.

A natureza tem tudo o que precisas para te manteres saudável.

Leva-te para a natureza, lembra-te que ela tem tudo o que precisas para te manteres vivo e saudável… Leva-te para a natureza e funde-te com ela, pois é no momento em que se tornam um, que a meditação acontece e que tua bateria começa a ser carregada.

Sê absolutamente fértil como a terra

Leva-te para a natureza e sê absolutamente fértil como a terra – de forma a que as sementes dos teus sonhos cresçam e se espalhem pelo mundo:

Sê fluido como a água – liberta a rigidez, o controlo e deixa-te levar pela “corrente da vida”, ela mostra-te o caminho;

Sê quente como o fogo – permite que as tuas emoções sejam expressas em verdade e amor, aquecendo o coração de quem está à tua volta;

Sê livre e leve como ar – dá a oportunidade a ti mesmo de te rires mais vezes, de aproveitar mais vezes o nascer do sol, o pôr do sol, a luz das estrelas, um jantar prolongado;

Sê absoluta energia como éter – uma energia que dança, que ama, que corre, que respira, que sorri, que abraça, que agradece e que aprecia a verdadeira riqueza da vida – a natureza

Ler mais
 

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais