Reaprender a sorrir

Fátima Lopes // Março 13, 2022
Partilhar
sorrir
sorrir

Com o progressivo regresso a uma vida dita “normal”, depois de dois anos de pandemia, há coisas básicas que desaprendemos. 

As máscaras foram durante este período, uma espécie de segunda pele. 

Não podíamos ir a lado nenhum sem elas. Não tínhamos permissão para entrar, onde quer que fosse, se não estivéssemos devidamente protegidos pelas mesmas. Isto foi-nos levando a alterar o comportamento, em coisas tão simples como a postura da nossa cabeça, enquanto caminhamos. 

Sem darmos conta, adoptámos o hábito de olhar muito mais para o chão do que era habitual antes da pandemia. 

Não é que baixar o rosto e olhar para o chão, aumentasse o nosso índice de proteção em relação ao vírus. Só que o fazíamos inconscientemente e sentíamo-nos mais protegidos do contacto com pessoas. O chão oferecia mais segurança que o olhar de um ser humano, que podia estar infetado sem saber. 

Sorrir passou a ser algo difícil e menos frequente. 

Quantas vezes vi pessoas a fazer fotos com máscara e quando alguém pedia para que sorrisse, respondia: “Não vale a pena. Estou de máscara. Não se vê”. Eu procurei sorrir sempre e sensibilizar quem estava à minha volta, que era importante continuar a sorrir. Até porque os olhos alteram-se quando sorrimos e sorriem também. 

Agora que as máscaras perderam protagonismo, temos uma sensação estranha de estarmos mais expostos. 

Quando caminho na rua e mexo o rosto livremente procurando absorver tudo à minha volta, sinto que há muito não vejo aquele cenário ou aquelas pessoas. O que não é verdade. 

O sentimento é de redescoberta. 

O mesmo se passa com o sorriso. Deixá-lo livre e solto é extraordinariamente bom. Tão bom que às vezes pareço uma criança que gosta de experimentar coisas novas e, por isso, sorri só porque sim. 

Reaprendam a sorrir. 

Façam disso uma prioridade e seja qual for o desafio que a vida vos está a colocar agora, ficará seguramente mais fácil.

Nota: Fotografia por Verónica Silva

Ler mais

Social Media

Copyright © 2023 Simply Flow. Todos os direitos reservados.

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Aceitar Saber mais